João Pessoa recebe XV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído com participação da AGQ Brasil

Entre os dias 18 e 21 de setembro, será realizado o XV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), em João Pessoa, Paraíba, no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), localizado na Rodovia BR 230 Km 14 s/n, Lot. Morada Nova, Cabedelo. 

O encontro é destinado aos profissionais das áreas de construção civil, arquitetura, habitação e que tratem de temas relacionados ao Conforto Ambiental e no ambiente construído. Trata-se de um fórum para promover a consciência e a responsabilidade ecológica e ambiental no desenho urbano e na arquitetura.

Durante o evento a AGQ Brasil, empresa que oferece consultoria, treinamento, auditoria e assessoria com foco em sistemas de gestão de qualidade, estará presente com três artigos da sócia gestora Ana Paula Campos Rodrigues, que auxiliarão na disseminação, no desenvolvimento, na documentação e na difusão de alguns princípios da NBR 15575, a Norma de Desempenho, publicada em julho de 2013 pela ABNT.

De acordo com Ana Paula, os temas dos artigos, que se referem aos desempenhos lumínico, térmico e acústico, têm grande relevância dentro e fora do congresso por serem temas ainda pouco explorados na concepção de projetos arquitetônicos no Brasil. “A publicação da NBR 15575 foi o que me motivou a abordar esses parâmetros relacionados ao conforto no ambiente construído, por determinar requisitos de desemprenho para as edificações habitacionais no Brasil”, explica a gestora.

O primeiro artigo é sobre o “Desempenho lumínico em habitações de interesse social: impactos na admissão da luz natural em ambientes internos diante do uso de esquadrias opacas e das intervenções no entorno”, de autoria de Ana Paula Campos Rodrigues e Mariana Fernandes Balsamão Guimarães Diniz.  Este estudo fala sobre as habitações promovidas com os recursos proporcionados pelo Governo Federal e que são destinadas as famílias de baixa renda, e como a não observação desses quesitos na fase de projeto pode prejudicar a boa iluminação natural dos ambientes internos.

O segundo refere-se a “Análise do desempenho térmico de HIS em Diamantina/MG e em Governador Valadares/MG por método simplificado e por meio de simulação computacional pelo programa EnergyPlus”, pesquisa realizada em conjunto com a engenheira civil Bianca Maia e com a Arquiteta e Urbanista Mariana Balsamão.  Este estudo, verificou na época, o sistema construtivo adotado para dois modelos de edificações, sendo analisada as principais falhas que comprometeram o atendimento a todos os critérios de conforto térmico para os usuários.        

O terceiro e último artigo tem com tema a “Avaliação do nível de ruído em sala de aula em função do tráfego e comparação entre os métodos de medição de campo e estimado”, com autoria de Nathali Martins Padovani, Ana Paula Campos Rodrigues e Caio Vasconcellos Sabido Gomes. Este trabalho foi fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto do ruído externo em salas de aulas localizadas em dois Edifícios da PUC Minas, sendo comparadas as prescrições das legislações pertinentes a cidade de BH/MG com os requisitos definidos pela Norma de Desempenho. Apesar da NBR 15575 ser direcionada para edificações habitacionais, os parâmetros foram utilizados para análise dos ambientes institucionais.

Ana Paula ressalta ainda a importância da NBR 15575, trouxe critérios mínimos para que os profissionais envolvidos na produção dos projetos arquitetônicos se atentassem mais a esses parâmetros. “Esses indicativos estão diretamente relacionados à boa habitabilidade do local, sendo que o desempenho térmico e lumínico estão diretamente relacionados aos conceitos de sustentabilidade. Uma vez atendidos esses parâmetros, o usuário não terá apenas uma melhora na qualidade de vida nas habitações, mas também será favorecido com uma melhora na eficiência energética dentro de sua residência”, finaliza Ana Paula.

XV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído

Data: de 18 a 21 de setembro
Local: Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP)
Endereço: Rodovia BR 230 Km 14 s/n, Lot. Morada Nova, Cabedelo

Horários:

  • Dia 18, das 07h30 às 17h30;
  • Dia 19, das 08h às 20h30;
  • Dia 20, das 08h às 17h30;
  • Dia 21 das 09h às 10h30.

(Programação Preliminar)
Mais informações e agendamentos: https://www.even3.com.br/encac2019/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s