Barba, cabelo e bigode: os principais cuidados e precauções com os fios da face

Despindo-se do preconceito, os homens começaram a se cuidar cada vez mais. O mercado de produtos e serviços masculinos se intensificaram a fim de atender a demanda crescente do cuidado, bem-estar e vaidade que gira em torno desse público. É cada vez mais comum entrar nas mídias sociais e se deparar com perfis dedicados à beleza e cuidados masculinos. Entre o vai e vem da moda, uma das principais tendências que ganharam o público são os cuidados com a barba e com o cabelo.

A indústria de cosméticos vem focando cada vez mais nos pelos do rosto e cabeça: é balm, óleo, pomada, shampoo, condicionador e pente especiais para a barba; gel, cera, pomada, creme de pentear e mais uma infinidade de produtos e acessórios para o cabelo. Mas a pergunta que fica para quem deseja a barba cheia e o cabelo na régua é: todos estes produtos são realmente essenciais?

O grooming, termo que tem se popularizado bastante dentre o público masculino, se refere aos cuidados pessoais com a aparência e beleza, mas sem exageros, como cuidado com cabelo, barba e pele, e é aí que esses produtos diferenciados entram. “Manter uma imagem adequada é importante não só para a autoestima do homem como também para a presença em seu meio social e profissional. Eu como trabalho com minha imagem valorizo ainda mais o cuidado diário, visito a barbearia com o intervalo de duas a no máximo três semanas e uso diariamente produtos como hidratante e protetor solar, pomadas para estilizar o penteado e produtos para manutenção e crescimento da barba”, comenta Andrew Pedroso, produtor de conteúdo do canal Ei Andrew.

Muitos produtos trazem especificações distintas que se adequam a determinado tipo de fio e do efeito que deseja dar a ele.  Andrew apontou os principais, sendo eles:

  • Cera: deixa o cabelo com aspecto mais desconectado e despojado, ideal para quem quer estilizar sem pentear;
  • Pomada com efeito matte: deixa um efeito seco e natural, com a possibilidade de pentear;
  • Pomada com efeito glow: deixa o cabelo mais brilhoso, como se estivesse úmido, ideal para deixar os fios penteados e destacados.

“A melhor forma de passar o produto é pegando um pouco com os dedos, colocá-lo na palma das mãos e esfregar para distribuir bem nos fios. O ideal é fazer uma aplicação leve e rápida de trás pra frente no cabelo, para atingir a parte dos fios que geralmente não pega, e então passar da frente pra trás realizando o penteado. Para as pomadas, eu gosto de sempre ter um secador em mãos para ajudar a estilizar. A de efeito seco – geralmente as de boa qualidade – são a base de água, então eu gosto de deixar o cabelo levemente umedecido para que a pomada seja distribuída melhor nos fios, então venho com o secador finalizando”, explica Andrew sobre como passar produtos no cabelo. 

O óleo e o balm para barba têm como principal função a hidratação. O óleo ainda deixa os fios brilhantes, dando um aspecto saudável aos pelos. Já o balm, além de deixá-los hidratados, também hidrata a pele atrás deles, e serve como modelador dos fios, deixando-os alinhados e protegidos contra fatores externos que possam prejudicá-los.

Barba, cabelo e bigode: cuidados e precauções

Cuidar dos fios do rosto e da cabeça vai além da estética, é questão de higiene pessoal e saúde. Fazer a higienização da barba é muito importante para quem deseja os pelos saudáveis e alinhados. O ideal é utilizar produtos dedicados a esses fios, como shampoo e condicionador próprio para barba ao tomar banho e secar bem a região, principalmente que tem os pelos mais longos.

De acordo com Elaine Umehara, dermatologista e tricologista da Clínica Speranzini, a aplicação de produtos deve ser feita apenas nas hastes e em pequenas quantidades. “Os produtos não devem ser aplicados no couro cabeludo, pois podem aumentar a oleosidade, obstruir a saída de glândulas e, consequentemente, gerar inflamação que pode levar a queda do fio.  Assim, além de usar em pequena quantidade, esses produtos devem ser removidos adequadamente antes de dormir. O ideal é manter o couro cabeludo sempre limpo”, explica a doutora.

Queda do cabelo e da barba: principais motivos e como tratar?

Os principais motivos da queda do cabelo e da barba são a alopecia androgenética, conhecida como calvície, que pode acometer tanto homens quanto mulheres e está relacionado a fatores genéticos, hormonais e tem uma evolução crônica, e o eflúvio telógeno, que também atinge homens e mulheres e tem uma evolução mais aguda, associada alterações hormonais, deficiências de vitaminas, estresse entre outros fatores externos.

O minoxidil é uma fórmula que ficou conhecida popularmente por auxiliar no combate a queda de cabelo e no preenchimento de falhas na barba. Entretanto, a sua utilização deve ser ministrada por um dermatologista para evitar maiores complicações relacionadas a queda dos fios.  Ele é indicado nos casos em que há necessidade de prolongar a fase de crescimento dos fios, conhecida como fase anágena. Os efeitos da solução começam a ser visíveis após 5 a 6 meses de uso correto e para os casos em que o minoxidil é indicado.

O minoxidil não é indicado nos casos de perda abrupta dos fios, seja de todos os fios ou parte deles. “Em pacientes que não tenham indicação de uso do minoxidil, podem ocorrer efeitos adversos como o crescimento não desejado de fios fora da face, irritação local, reações sistêmicas como palpitação e vertigem. Além disso, o uso de uma medicação por conta própria pode postergar o diagnóstico e o tratamento correto de uma patologia dos cabelos”, adverte a tricologista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s