Anime Friends 2018 traz diversidade nas apresentações de cosplays

Em São Paulo, o Anime Friends é comumente aclamado pelo público otaku, sendo sempre lembrado ao lado de grandes eventos da cultura pop como a Comic Con Experiece e o Brasil Game Show. E nos seus 15 anos de percurso, o AF sempre acaba trazendo tanto o público que já o acompanha quanto pessoas que  vão experimentar um primeiro contato com o universo.

Nesta última edição, por exemplo, era comum encontrar uma grande variedade de cosplays. Mas em comparação com outros anos do evento, novos personagens foram ganhando força. Cosplays de animes clássicos como como Dragon Ball, Inuyasha, Yu Yu Hakusho e Cavaleiros dos Zodíacos, por exemplo, continuam aparecendo, mas em quantidade menor. Já animes mais recentes — e longos — como Naruto, One Piece e My Hero Academia estavam entre os mais representados.

Ainda que o Anime Friends tenha como foco a cultura japonesa, a convergência com o universo geek e cultura pop é iminente. Um dos reflexos disso é na quantidade de pessoas fazendo cosplay fora do mundo dos animes, como personagens da franquia Harry Potter — sendo que o AF 2018 contava com o stand da Escola de Magia e Bruxaria —, do universo da Marvel, DC e da Disney, por exemplo.  Heróis e vilões como Homem-Aranha, Deadpool, Batman, Darth Vader e Arlequina eram comuns em qualquer um dos quatro dias de evento.

No sábado, por exemplo, um trio interprentado alguns dos Vingadores chamou atenção do público pelo estilo realista de caracterização. O cosplayer Fabiano Oliveira, que estava vestido como Pantera Negra, frequenta esse tipo de evento há 5 anos, sendo que 1 ano atrás começou a fazer cosplay. Para ele, a escolha do personagem foi simples. “Escolhi o Pantera Negra pois ele representa a gente, a parte negra, e também porque me acho parecido com o herói em si. Eu gosto dele, do estilo dele, da roupa dele. É o que encaixa mais”.

O ator Daniel Morais estava fazendo cosplay de Capitão América. A roupagem utilizada e a caracterização faziam referência à última versão de Steve Rogers no cinema, no filme “Vingadores: Guerra Infinita”. “Sempre me propus a fazer o Capitão América, porque gosto e sou fã dele. Então nada melhor que representar e interpretar um personagem que você já é fã. Fazer o Capitão para mim é muito prazeroso”, explica Daniel.

Vale ressaltar que o cosplayer se assemelha bastante a Steve Rogers/Chris Evans (que interpreta o Capitão no cinema) e isso também fortalece ainda mais o vínculo que possui com o personagem. “Eu já criei uma identidade como Capitão América. As pessoas olham para mim e não sabem mais nem que eu sou o Daniel, elas me chamam de Steve ou Capitão”, diz o ator.  

Quando questionado sobre a possibilidade de fazer outros personagens, Daniel contou que alguns amigos o convidaram para fazer Oliver Queen, o Arqueiro Verde, porém ele ainda está cogitando a ideia. “Estou pensando se vou fazer ou não porque essa roupa esconde meu rosto e esconde a personalidade do Daniel como Capitão América. Eu tenho esse medo de perder a identidade como Capitão América”, revela.

E completando o trio, a youtuber Bianca Contursi fez o cosplay de Natasha Romanoff, a Viúva Negra. Sua primeira aparição em um evento como cosplayer foi em 2003, e de lá para cá houve um hiato nas suas participações até o final de 2017, quando voltou a se fantasiar na Comic Con. E de lá para cá, vem emplacado diversos personagens como Gina Weasley, Spider Mary Jane, Clary Fray e Viúva Negra.

Bianca destacou que parte da escolha foi pela força que a personagem possui. “A Viúva é muito girl power. Ela está no meio de vários homens e consegue se sobressair bastante. Ela é a mais centrada dos Vingadores!”. A youtuber ainda disse que vai fazer cosplay de Hera Venenosa e apresentar o passo a passo no seu canal no youtube, blogdicasdabia, além de reservar uma surpresa para a Comic Com 2018.  

O Anime Friends é um espaço que dá possibilidade de ótimas interações para quem deseja ingressar neste universo. O que sempre é ressaltado por quem faz cosplay tanto por brincadeira quanto por profissão, é a diversão de poder interpretar um personagem querido para o público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s