Ritaleena: da inspiração aos blocos de Carnaval

Há quatro anos surgia o grupo Ritaleena, tendo como inspiração a roqueira Rita Lee e sua tão icônica rebeldia. Para a edição deste ano , os figurinos e músicas visitarão o luxo e glamour presentes na fase mais pop da dupla Lee/Carvalho e o resultado poderá ser visto nos bairros de Pinheiros, no dia 03/02, e Ipiranga, no dia 10/02, convidando toda a cidade para vestir a peruca vermelha e comemorar os 70 anos de Rita, completados no último dia 31/12.

“As obras da Rita Lee são a inspiração para a escolha do tema. Geralmente são aspectos que permeiam não só uma música mas uma veia temática que aparece em toda a obra. Neste ano escolhemos o lado glamour dela, o flerte dela com a ideia de sucesso norte-americano, meio vedete meio Carmen Miranda”, diz Alessa, idealizadora, diretora musical e cantora do bloco Ritaleena.

Quando o tema é estabelecido, as fantasias e decorações começam a ser desenvolvidas. Segundo Yumi Sataque, idealizadora, diretora de arte, figurinista e backing vocal do bloco, o processo todo de desenvolvimento dura, em média, três meses.

Uma das características do grupo é não repetir figurinos e músicas (todas com arranjos próprios) e por isso mesmo que a cada ano se espelham em uma fase diferente da tropicalista. Este ano o Ritaleena tem como inspiração as músicas “Sucesso, Aqui Vou Eu”, do álbum Build Up, de 1970, e “Dias Melhores Virão”, do filme de mesmo nome de Cacá Diegues, de 1989.

“Rita Lee é uma fonte inesgotável de inspiração e possui um universo criativo vasto que não se prende a nenhum tipo de convenção e estilo, podendo remeter a Carmen Miranda ou a David Bowie com a mesma desenvoltura”, afirma Yumi .

A boa repercussão não se deu apenas entre o público, que na primeira edição trouxe 5 mil foliões e tem expectativa de 25 para este ano. O grupo teve também as bênçãos da própria Rita Lee que, além de citá-los em sua autobiografia, já declarou apoio total à iniciativa desde o primeiro momento.

Blocos de carnaval:
03/02/18 – Desfile de Pré-Carnaval | 14h
Pinheiros – Rua dos Pinheiros esquina com rua Antônio Bicudo

10/02/18 – Desfile de Carnaval | 14h
Ipiranga – Praça do Monumento esquina com a rua Sorocabanos

Formação da banda:
Alessa – voz principal

Yumi Sakate – backing vocals
Carol Oliveira, Maurício Badé e Ilker Ezaki – percussão 
Abuhl Jr. – bateria
Marcelo D’Angelo – guitarra
Fernando Henna – teclados
Aimê Uehara – baixo

Contato (Imprensa e Contratação):
Alessa | (11) 98224.2321

Yumi Sakate | (11) 99331.5138 blocoritaleena@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s