Resenha: O Menino do Pijama Listrado

O livro  O Menino do Pijama Listrado se passa em Berlim, na época do holocausto  Nazista. A trama apresenta Bruno, um menino de apenas nove anos que precisa deixar sua casa grande e aconchegante para acompanhar seus pais em uma função muito importante. Por ser muito novo, Bruno não entende o motivo da mudança, desconhece sobre o Nazismo, os Campo de Concentração e não sabe que seu pai é um comandante Nazista.

Sem a presença de seus amigos, era difícil se acostumar com a nova casa. Com o passar dos dias, Bruno começou a olhar através da janela do seu quarto um bairro distante  protegido por uma grande cerca, que lembrava Berlim. O local era um Campo de Concentração, mas para Bruno era uma fazenda — apesar dele não entender o motivo das pessoas terem um olhar triste.

Com sua curiosidade aguçada, Bruno conheceu Shmuel, um garoto que usava um pijama listrado e que fazia aniversário no mesmo dia que ele. O que ele não sabia é que Shmuel e sua família eram prisioneiros do campo de concentração.

A amizade com o garoto judeu tornou-se forte; todos os dias eles se encontravam na cerca e Bruno sempre levava comida para Shmuel. A cerca não era um empecilho para eles, que ficavam horas e horas conversando. Bruno tinha muita curiosidade para saber sobre como era dentro da cerca, mas Shmuel dizia ser um lugar triste.

Aos passar por grandes problemas, Shmuel precisou da ajuda de Bruno, e é neste momento que o livro  destaca seu enfoque principal: o valor da amizade, irmandade e compaixão.

O que mais chama atenção em O Menino do Pijama Listrado é a forma que o autor John Boyne conduz a história. Colocar algo tão delicado como a vida de uma criança no meio do Nazismo e destacar a amizade entre dois garotos tão distintos é surpreendente. Tanto o filme quanto o livro são bons, mas a leitura traz uma linguagem clara e tocante, além da inocência dos dois menos em meio a crueldade — e claro, o final surpreendente que marca a obra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s