Extraordinário: o filme mais emocionante do ano

Filmes que despertam a humanidade em nós emocionam, ainda mais quando retrata m uma trama com uma realidade tão próxima e ao mesmo tempo tão longe da nossa. Extraordinário é uma historia de superação, amor e muitas lições de vida, mostrando que um garotinho de dez anos pode nos ensinar mais sobre o que é viver do que muitos adultos com quem convivemos.

O filme conta a história de August Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um garoto de dez anos que possui uma deformidade facial desde seu nascimento, e sua família composta pela sua mãe (Julia Roberts), seu pai (Owen Wilson) e sua irmã Via (Izabela Vidovic). Protegido em uma redoma familiar de educação feita em casa pela mãe, sua cadelinha Dayse, seus familiares pensando apenas nele e um mundo mágico composto por Star Wars e muito espaço sideral, Auggie se vê em pânico quando tem que entrar em uma escola pela primeira vez.

Desde o início, o filme segue uma linha que não quer nos fazer chorar a todo custo, e sim realmente imergir o expectador na história e nos fazer sentir os apuros e pequenas felicidades pelas quais os personagens passam. A narrativa não é perfeita, claro, já que tem alguns momentos que podem ser considerados piegas, mas isso não faz o resto da produção perder seu brilho e identidade próprios deste filme em particular.

A melhor escolha da direção foi utilizar um recurso inteligente original do livro do qual o filme foi adaptado. R. J. Palacio, o autor do livro, divide os capítulos em personalidades e pontos de vista das pessoas do convívio de Auggie, aumentando o tom de realidade da narrativa e imergindo o expectador ainda mais na vida do garoto, seus amigos e familiares. Assim como no livro, o filme divide atos em pontos de vista, deixando o último ato reservado para juntar todas as pontas soltas das histórias individuais e finalizar a história propriamente.

O jogo de câmera favorece, em todos os momentos, a mensagem que a película quer transmitir. Cenas onde a irmã Via se encontra no canto da tela, enquanto a ação continua a acontecer do outro lado, demonstrando, antes mesmo das palavras serem ditas que a garota se sente abandonada. A cachorrinha sempre aparecendo ocasionalmente em planos abertos, demonstrando sua presença marcante na casa dos Pullman. São apenas alguns exemplos de como as imagens acabam auxiliando e até mesmo antecipando os acontecimentos desse filme.

O elenco está magnífico. Julia Roberts transmite perfeitamente uma mãe que só quer proteger seu filho a todo custo, além de fazer o expectador sentir as dores de ter tido que abrir mão de uma parte de sua vida por ele. Owen Wilson só possui um único grande momento, sendo Owen Wilson no resto do filme. A atriz brasileira Sonia Braga faz uma breve aparição como mãe da personagem de Julia Roberts, e consegue marcar sua personalidade em apenas alguns minutos de cena.

O grande destaque é, sem sombra de dúvidas, Jacob Tremblay. Desde seu desempenho em O Quarto de Jack (2015), a crítica o elogia e busca atentar-se aos seus trabalhos. Todos criaram grandes expectativas para o papel de Auggie desde o anúncio de sua escolha, o que se confirmou nas telas. Jacob imprime a personalidade que o papel pedia, além de transmitir grandes expressões mesmo por trás de uma prótese cobrindo todo o seu rosto. Anotem: ainda ouviremos muito sobre este garoto promissor.

Quanto ao roteiro e montagem, estão muito bem posicionados. Além de transmitir o que a história precisava para não se tornar um grande melodrama, consegue imergir os expectadores na vida e dia a dia de uma criança com deformidade facial. Sempre buscando o melhor em cada ponto que explora, possui uma montagem que segue até mesmo o estilo do livro do qual foi adaptado.

Extraordinário é, com certeza, um dos melhores filmes do ano. Tenha certeza que ao assistir você irá se emocionar e se questionar diversas vezes sobre sua própria integridade e valores morais. E saiba: para conhecer, basta olhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s