O que é o Setembro Amarelo?

suicídio é um ato comum no mundo, mas pouco discutido. Estima-se que uma pessoa morra por morte voluntária a cada 40 segundos, e no Brasil não é diferente: são 32 brasileiros mortos por dia.

Falar sobre suicídio é sério e precisa ganhar mais visibilidade, para isso, foi criado o Setembro Amarelo, uma campanha cujo o objetivo é conscientizar sobre as causas e formas de prevenção.  A campanha foi criada, em 2014, no Brasil, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e ocorre em todo o mês de setembro, já que dia 10 do mesmo mês é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Mundialmente, a campanha é organizada pelo IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio).  

Durante todo o mês, são feitas várias formas de apoio à campanha com a identificação de lugares públicos com a cor amarela, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Congresso Nacional em Brasília, postos de atendimento pelas grandes capitais e ampla divulgação de informações nas redes sociais dos órgãos públicos.

Vale lembrar que existe o número para prevenção ao suicídio, 141, que é do CVV. A linha fica aberta 24 horas por dia, como uma forma de ajudar pessoas com pensamentos suicidas. Para mais informações, visite o site do Setembro Amarelo e da CVV. 

Além disso, nós, da equipe do Portal Opa, abraçamos essa causa e estamos com o nosso box de mensagem da página do Facebook aberta para conversarmos com quem precise falar. 

Vamos romper o silêncio! 

Foto: divulgação/CAPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s