E aí, vamos fotografar?

A fotografia sempre esteve presente em nossas vidas. É impossível ter aquele momento inesquecível com a família ou amigos e não registrá-lo. E para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, entrevistamos a fotógrafa profissional Laís Figueiredo para contar sua trajetória, e é claro parabenizar estes profissionais que trabalham com tanta dedicação para eternizar os momentos.

OPA: Como surgiu o desejo de seguir na carreira de fotografia?
Laís: Já tive muitos pensamentos de qual profissão seguir. Sempre gostei muito de fotografia e decidi construir carreira na área quando eu vi que tinha que tomar um rumo, e comecei a pesquisar fotógrafos e me apaixonar ainda mais.

Fui percebendo que fotografar era algo que me satisfazia e consequentemente satisfazia o outro também, e acho que isso foi o que mais influenciou, enxergar que vai além de dinheiro e construir uma carreira com vínculos maiores do que financeiros.

OPA: Quando teve o primeiro contato com a fotografia?
Laís: Que eu me lembre, meu primeiro contato foi quando um tio-avô veio de Fortaleza nos visitar e trouxe uma câmera, eu peguei e saí tirando foto de tudo o que via pelo caminho. E claro, algo que sempre esteve presente são as fotografias da história da família; quando criança eu adorava pegar e ficar olhando detalhe por detalhe.

OPA: Qual área da fotografia você prefere trabalhar? Por quê?
Laís: A principal área da fotografia que eu pretendo e já gosto de atuar é a artística. Porque na fotografia eu encontrei a oportunidade de dizer coisas que com palavras eu não consigo, e por meio dela possuo total liberdade para expor meus sentimentos, emoções, ideais e crenças. Quero um dia poder fazer a diferença, por menor que seja através de uma fotografia capaz de transmitir aquilo que é invisível.

OPA:Onde você busca inspirações para fotografar?
Laís: Eu busco inspirações em outros fotógrafos, desde os mais renomados aos meus colegas, em livros, músicas, algum problema social. Como exemplo disso, eu tenho o projeto “Duo Flip”, em que me inspiro na acrobacia e o projeto “Amai-vos uns aos outros”, inspirado na linguagem do clipe Mirrors de Justin Timberlake.

OPA: Qual trabalho mais marcou sua carreira?
Laís: O trabalho que mais marcou minha carreira, foi o projeto “Amai-vos uns aos outros”, porque a partir dele eu vivenciei uma mudança em mim e consegui tocar pessoas com ele, tratando do assunto intolerância religiosa, tendo apoio de dois grande fotógrafos brasileiros: Gal Opido e Guy Veloso.

OPA: Como você se prepara para fotografar algum evento?
Laís: Eu entrego nas mãos de Deus primeiramente, porque sem Ele eu não consigo. Procuro referências fotográficas de acordo com o evento, procuro pensar sem limites em como eternizar aquele momento e estudo novamente pontos que sempre devemos lembrar.

OPA: Quais são os seus planos para o futuro como fotógrafa?
Laís: Eu pretendo fazer faculdade de psicologia para que eu possa atuar na fotografia de um modo a ajudar meu próximo. Sempre fiquei em dúvida em qual área estudar. Hoje sei que posso fazer os dois e ampliar meus conhecimentos para um bem maior.

OPA: Que dicas você daria para quem almeja seguir a carreira de fotógrafo?
Laís: Estude muito, leia e pratique muito, mesmo se não tiver uma câmera ainda, fotografe com o celular, mas fotografe. Infelizmente, o mercado está cheio de pessoas que ‘viram’ fotógrafos; seja você uma pessoa que se formou fotógrafo. Ninguém ‘vira’ médico porque comprou um jaleco. Aqueles que acham que ser fotógrafo é ter uma câmera têm seus dias contados no ramo.

Para conhecer o trabalho de Laís Figueiredo acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/laisfigueiredofotografia/?fref=mentions
Instagram: https://www.instagram.com/photoleys/

19113908_1457351814331919_4000456748924815358_n
Foto: arquivo pessoal

1 comentário Adicione o seu

  1. Excelente! Parabéns pela entrevista e pela entrevistada! 🙂

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s