Demolidor: a união entre Marvel e Netflix que deu certo

O primeiro dos super-heróis do “time B” da Marvel escolhido para estrelar uma série solo foi o Demolidor (Daredevil) – apesar de não ser a primeira série da Casa das Ideias a estrear nas telinhas; a série ‘Agentes da Shield’ (Agents of Shield) já estava consolidada há alguns anos.

De início, a série lançada em 2015 em parceria com a rede de streaming Netflix causou um pouco de estranhamento pela escolha do herói não tão conhecido, até mesmo pelos fanboys do Universo Cinematográfico Marvel, que, nessa época, já haviam sido introduzidos aos Vingadores: Homem de Ferro, Thor, Hulk, Capitão América, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

A história conta a trajetória do advogado Matt Murdock retornando para sua cidade nos subúrbios de Nova York e a facilidade que ele tem em resolver problemas que parecem não ter solução, tanto usando seu terno e gravata quanto usando a sua roupa de combate ao crime. Além disso, a série mostra como Murdock ficou cego e ganhou seus poderes ainda criança; como aprendeu a lutar artes marciais; e o que o motivou a ser o Demônio de Hell’s Kitchen.

E se você acredita que conhece o personagem por conta do bizarro filme de 2003, Demolidor: O Homem sem Medo, está muito enganado. Apesar da narrativa ter suas semelhanças, o filme não consegue alcançar um terço da empolgação transmitida pela série. Além disso, a interpretação de Ben Affleck no longa foi extremamente rasa, e nesse ponto não podemos dizer que as duas horas e 13 minutos foram insuficientes para ele dar o tom que o personagem precisava, uma vez que Robert Downey Jr. conseguiu fazer uma atuação tão memorável que é quase impossível desvinculá-lo da imagem do Homem de Ferro, por exemplo. 

Em contra partida, Charlie Cox, que interpreta o herói na série, parece realmente viver o personagem e a sua dualidade entre um cidadão comum e Demônio de Hell’s Kitchen que tem sede de justiça com as próprias mãos.

Um dos pontos positivos da série está no antagonista de Demolidor, Wilson Fisk (Vicent D’Onofrio). Mais conhecido como Rei do Crime, Fisk escolheu a cidade de Hell’s Kitchen como ponto de tráfico de armas e drogas.  D’Onofrio constrói um personagem fascinante e traz todas as nuances do personagem  que o caracteriza como um dos principais chefes de organizações criminosas do Universo Marvel: ganância, tristeza, frieza, explosões de raiva e ódio. Fisk também convive atormentado com os fantasmas de seu passado e como eles o transformaram no tão temido Rei do Crime.

Os personagens secundários também são essênciais à história e não deixam lacunas no enredo. Na primeira temporada, contamos com Elden Henson no papel de Foggy, o melhor amigo de Matt, com quem abriu uma empresa de advocacia; Deborah Ann Woll interpreta a secretária Karen Page; e  Rosario Dawson como Claire Tample, enfermeira que cuida dos ferimentos de Matt quando ele se aventura como Demônio de Hell’s Kitchen. Já a segunda temporada conta com participação de Élodie Yung no papel da bela assassina Elecktra e Jon Bernthal interpreta o sanguinário anti-herói O Justiceiro.

A série também apresenta excelentes sequências de ação e de diálogos bem elaborados, em takes longos, valorizando tanto a pancadaria quanto a recuperação e o desgaste físico e emocional de Matt Murdock.  E falando em porrada, a cena do corredor verde, do primeiro episódio, se tornou tão icônica que serviu de inspiração para as outras produções da união entre Marvel e Netflix. 

Cada temporada da série contou com apenas 13 episódios de 50 minutos, mas que já foram suficientes para não só cair no gosto das pessoas, como também abrir as portas para uma terceira temporada e para os outros heróis urbanos da Marvel, como Jéssica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.

Foto: divulgação

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s