São Paulo entende de vinho?

Conhecida como a terra do vinho de mesa, São Roque (SP) tem encarado a produção sob olhar empresarial e investido cada vez mais em suas safras. Um exemplo disso é a Vinícola Góes, que está na terceira geração de seus negócios.

A empreitada da família Góes teve início na década de 20, com o casal Benedito de Moraes Góes e Maria das Dores de Lima Góes, que lavraram terras na cidade. Em 1913, nasceu Gumercindo de Góes, que viu a primeira safra de seus pais, Benedito e Maria das Dores, aos 7 anos de idade. Dali em diante, a história da família estava entrelaçada ao plantio de uvas.

Já na década de 40, a produção artesanal da bebida teve início com uma fabricação de 1000 litros. Nos anos 70, Gumercindo e seus filhos fundaram a Viti-Vinícola Góes.

Hoje, com produção de 10 milhões de litros ao ano, a família conta com três unidades fabris, duas delas em São Roque, que contam com videiras próximas ao complexo turístico, e a terceira em Flores da Cunha (RS), parceria iniciada em 1989 com a família Venturini.

A mais recente premiação da família é o rótulo “Góes Tempos Philosophia”, da uva Cabernet Franc Reserva: um vinho tinto fino seco, produzido exclusivamente com uvas paulistas, 100% Cabernet Franc, cultivadas na unidade de São Roque. A bebida foi reconhecida como o vinho mais representativo da safra 2014 em sua categoria, na 22ª Avaliação Nacional dos Vinhos, em Bento Gonçalves (RS).

O brasileiro e o vinho

Queridinha nacional, a cerveja está longe de abrir mão do pódio quando o quesito é consumo. No entanto, o consumo de vinho tem aumentado significativamente entre os brasileiros e teve um crescimento de 4,6% em 2015, o que representa apenas dois litros por pessoa anualmente.

Ainda assim, os vinhos brasileiros vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado interno. Um levantamento realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Ibravin (Associação Brasileira de Vinhos), apontou que entre os anos de 2014 e 2016 as vendas da bebida aumentaram em 15,85%.

A história já é uma velha conhecida: temos receio. A procura por rótulos de outros países ainda é frequente, mas volta e meia encontramos rótulos nacionais nas prateleiras dos supermercados e lojas. Alguns fatores influenciam na decisão de compra do brasileiro, como o preço e a qualidades.

O estudo promovido pelo Ibravin e Wine Intelligence mostrou que 50% dos consumidores se baseiam no preço e no contexto imediatista da compra, enquanto os outros 50% se apoiam na procedência de país ou região, sabor e custo-benefício. Além disso, os brasileiros são fiéis: 66% afirmam provar novos rótulos, mas voltam sempre à marca que consomem com maior frequência.

O vinho tinto continua sendo o preferido no país, representado por 58% dos brasileiros. 26% preferem vinhos de uvas brancas e 16% escolhem os rosés.  Já a faixa etária que mais compra a bebida é a que contempla dos 35 a 44 anos, seguida pelas pessoas entre 45 e 54 anos.

Visita e degustação

Com o objetivo de ampliar o público consumidor, as vinícolas têm cada vez mais aberto suas instalações ao público. Com a Vinícola Góes não é diferente.  O espaço conta com uma boa infra-estrutura: restaurantes, loja, áreas verdes, lanchonete e área de lazer para as crianças.

O complexo está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h e sábados, domingos e feriados das 9h às 18h30. O ideal é realizar o agendamento prévio, mas também é possível chegar no dia com antecedência e conseguir lugar em um dos grupos de visitação.

O passeio, com duração média de uma hora e meia e para grupos com até 30 pessoas, contempla apresentação de vídeo institucional, visita monitorada pela área de produção da vinícola e degustação dirigida de quatro vinhos finos. O custo é de R$35,00 por pessoa, sendo R$10,00 para a compra de itens na loja sede do espaço, listados no voucher de compra do tour.  

Já para os interessados em conhecer os vinhedos,  o complexo realiza a Vindima Góes (colheita e pisa das uvas) entre janeiro e fevereiro. As inscrições são feitas no site a partir do início de dezembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s