Cana-de-açúcar: riqueza que movimenta a economia

O Brasil é um dos principais países produtores de cana-de-açúcar no mundo. Ela é a responsável por aproximadamente 60 bilhões de reais na economia brasileira e tem uma estimativa de ocupar 7 milhões de hectares em todo o país, proporcionando mais de 4 milhões de empregos segundo dados da UNICA (União das Indústrias de Cana-de-açúcar).

Nosso país é responsável por aproximadamente 20% da produção e 40% das exportações de cana-de-açúcar. No entanto, não é somente na produção de biocombustível e bioeletricidade que a matéria-prima se destaca; o papel reciclado a partir desse material está ganhando espaço.

Criada pelo economista Luiz Machado, a empresa EcoQuality, que usa o bagaço da cana-de-açúcar como principal matéria prima na produção de papel e celulose, está crescendo no cenário nacional e internacional, tendo como principais parceiros a Colômbia, a Argentina e Portugal. A marca foi idealizada pela GCE Papéis e seu produto é sustentável, trazendo o mínimo de impacto ao meio ambiente do início até o fim de sua produção. 

“O principal benefício do papel EcoQuality é a possibilidade de adquirir um papel reciclado extra branco, 100% bagaço de cana-de-açúcar e zero árvores”, afirma Luiz Machado.

De acordo com pesquisas divulgadas pela UNICA, o papel reciclado de bagaço de cana é uma excelente alternativa para a sustentabilidade, levando em conta que apenas um terço do resíduo gerado é utilizado também para as fabricações de adubo, celulose e incineração para a produção de energia termoelétrica. Os dois terços restantes são aterrados.

A economia tende a crescer cada vez mais, pois a matéria prima já se encontra presente em mais de 100 países e representa uma fonte de mão de obra no meio rural. O Brasil e a Índia são os principais produtores, chegando a produzir mais da metade da produção mundial.

Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s