CT Paralímpico de SP está entre os melhores do mundo

Inaugurado em 2016, o Centro Paralímpico Brasileiro virou referência internacional no quesito avaliação e preparo de atletas. Localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga em São Paulo, o CT (Centro de Treinamento) tem capacidade para 15 modalidades e está entre os cinco melhores do mundo.

O espaço foi construído com o objetivo de criar melhores condições para atletas paralímpicos nas mais diversas categorias, como: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado.

Além das instalações para treinamento e alojamentos de atletas, o local também possui estrutura para receber competições e intercâmbios entre seleções. “Já recebemos algumas seleções de outros países para fazer intercâmbio aqui e para competir e treinar com os atletas do Brasil, como no caso da seleção de goalball da Turquia. A partir de agora, esse intercâmbio de seleções de fora será uma tendência”, explica Gustavo Carvalho, responsável pela área de Relacionamento Institucional do CT.

Neste ano, o Centro Paralímpico sediou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens – 2017, com mais de 800 atletas com idades de 13 a 21 anos vindos de 19 países diferentes. O Brasil teve grande destaque, ganhando 65 medalhas de ouro.

O CT não é aberto ao público, mas Rodrigo explica que, em breve, crianças com necessidades especiais poderão utilizar o espaço. “Temos como foco principal a preparação de atletas da seleção brasileira, no entanto se utilizarmos apenas quando a seleção viesse treinar, iria ficar ocioso. Então, abriremos para a ‘Escolinha de Formação’, com crianças que o CT paralímpico irá treinar e também para clubes utilizarem para a formação de novos atletas”, diz.

Considerado o maior legado dos Jogos Rio – 2016, o Centro de Treinamento Paralímpico teve investimento R$ 281 milhões em obras e R$ 24 milhões em equipamentos, em um total de 95 mil metros quadrados de área, tornando-se, assim, o principal centro esportivo paralímpico do Brasil e da América Latina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s