Netflix de ensino para enriquecer o currículo

Com o aumento do desemprego no Brasil, a procura por especialização e cursos rápidos através da educação a distância (EAD) se tornou uma das principais maneiras de enriquecer o currículo. A partir do modelo ‘Netflix dos estudos’ – com pagamento de assinatura mensal –, sites como o EdukPuflix e Mindbank disponibilizam cursos em diversas áreas, com acesso ilimitado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Desde 2013, a plataforma de ensino Eduk oferece cursos online, de curta duração, em áreas como fotografia, gastronomia e moda. Atualmente com mais de 5 mil horas aula, o site dispõe de cursos com certificados de conclusão. Primeiro com transmissão ao vivo e gratuita, os cursos são incorporados ao catálogo da Eduk, com mais de 600 opções e livre acesso através de planos de assinaturas que variam de preço entre R$ 19,90 e R$ 29,90.

“Dentro dos cursos temos aulas que exigem grau zero de conhecimento até um avançado, ou seja, atendemos todos os públicos”, explica Robson Catalan, sócio fundador e CRO do Eduk.

A especialização de sites para determinados públicos também tem atraído estudantes. O Puflix, por exemplo, é uma plataforma que dispõe de cerca de 50 cursos voltados para áreas de web design, aplicativos, design gráfico, edição de vídeo e arquitetura. Também há a Mindbank, especializada em cursos para empreendedores digitais.

“Estudar pela internet tem suas facilidades, mas também é complicado. Você precisa de tempo, concentração e vontade de aprender. Mas é algo enriquecedor. Eu já fiz vários cursos pela internet e não me arrependo, e pagar todos os meses um valor mais baixo facilita e cabe no orçamento”, conclui Carlos Silva, publicitário.

A sétima edição do Censo EAD – relatório que analisa o cenário da educação a distância no país – realizado com 360 instituições entre 2014 e 2015 –, revelou que o maior obstáculo para estes métodos de ensino é a evasão dos estudantes. Para Robson Catalan, da Eduk, a crise é uma oportunidade. “Uma crise econômica serve para nos moldarmos a uma nova realidade e continuar inovando. […] O grande trunfo da Eduk é se adequar aos novos cenários e se desenvolver em cima disso”, afirma.

Com preços baixos, facilidade de acesso e certificação, o sucesso do modelo Netflix de ensino acompanha o comportamento do consumidor e as necessidades do mercado, e tem se tornado uma saída para quem busca a especialização ou uma oportunidade no mercado de trabalho.

Foto: Stephanie Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s