Projeto incentiva a leitura infantil registrando a história da criança em livros

Você com certeza já deve ter escutado de um amigo, colega de trabalho e familiares a expressão “minha vida daria um livro”, e acredite: isso pode ser verdade. O Projeto “A História da Sua Vida”, idealizado pela escritora e publicitária Cláudia Naoum, faz exatamente isso, contando por meio de pequenos livretos a história da vida de crianças, filhos, pais, avós e por aí vai.

Lançado oficialmente em setembro de 2016, o projeto foi estruturado para atender a crianças e familiares, embora, no início, quem tenha comprado a ideia foram os amigos, e assim começou a divulgação por meio do boca a boca. Em sete meses de trabalho, mais de 60 diferentes histórias foram contadas.

A escritora ainda destaca a necessidade de incentivar as crianças a tomarem gosto pela literatura infantil. “É urgente colocar a criança em contato com o livro e quando você a coloca como personagem, ela é atraída pela história. Gera uma identificação e desperta na criança o prazer de ler. A leitura apresenta um mundo infinito a ela, que o vídeo ou outra linguagem audiovisual não alcança”, comenta a escritora.

Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, a 4ª edição da pesquisa Retratos da Literatura aponta os motivos que levam os brasileiros a consumir livros. Na faixa etária que compreende dos 5 aos 10 anos de idade, a principal motivação para consumir livros era o gosto pela leitura e o tema ou assunto do livro. A mostra foi feita com mais de cinco mil pessoas com idades a partir dos cinco anos, em todo o país. 

A neuropsicopedagoga e diretora clínica da Casa do Psicopedagogo Valeria Tiusso Ferreira acredita que em tempos de acesso rápido às mais variadas tecnologias, o incentivo a literatura infantil é sempre bem vindo. “Os livros estão sendo deixados para trás, e qualquer incentivo, seja em casa, em projetos ou na escola, é sempre bem vindo, pois é uma tarefa muito difícil aos pais, hoje em dia, conectá-los aos livros”, diz.

Ela ainda destaca como fundamental no processo de iniciação de leitura das crianças a aproximação dos pais, neste momento. De acordo com a especialista, não há uma idade exata para aproximar as crianças dos livros, mas isso pode e deve ser feito desde a gestação. “Os pais podem ler em voz alta para seus bebês desde cedo, pois eles percebem as emoções e sons expressivos da mãe e do pai, e isso ajuda no desenvolvimento emocional. É sempre interessante misturar a leitura com brincadeiras, principalmente no período de alfabetização”, afirma a neuropsicopedagoga.

No projeto “A História da Sua Vida”, quem escreve é a própria Claudia, que conta com parceiros que ilustram, diagramam, fazem a revisão e impressão dos livretos. O tempo de produção entre um livrinho e outro varia, mas demora, em média, 10 dias a partir do primeiro contato até o envio para o cliente. Ela conta que esse formato de leitura também aproxima pais e filhos.

“Quando a criança se vê na história, os olhinhos dela brilham, ela começa a participar da leitura, e fica encantada pelo livro. Além disso é uma forma de estimular a aproximação com os pais que também são parte da história e estarão ali, lendo para ela ou com ela”, revela a escritora do projeto.

Claudia ainda afirma que há sempre uma história a ser contada, seja por quem for e independente de seu contexto, e é sempre válido registrar. “Cada pessoa tem uma história da sua vida pra contar, e cada uma delas desperta algo em quem ouve, ou em quem lê. Então, ela tem que ser contada, senão ela se perde, senão fica só o efêmero da vida. Porque todo mundo morrerá um dia, e o que fica são as histórias”, finaliza a autora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s