125ª Convenção Estelar Brasil: The Phoenix reúne fãs de Star Trek

Frequências de saudação abertas! A Frota Estelar Brasil voltou com tudo na 125ª Convenção Estelar Brasil: The Phoenix, que aconteceu no último sábado (08/04). O evento contou com presenças ilustres como Paulo Gustavo Pereira, apresentador do programa Loucos Por Séries no Imagine TV (atual Guia Vivo TV) e do guitarrista da banda Ultraje a Rigor e do programa The Noite, Marcos Kleine. Além de palestras interessantíssimas e uma mesa redonda em referencia à de 1989, o evento contou com muita emoção e nostalgia.

Após 13 longos anos, Luiz Navarro, presidente da Frota Estelar Brasil anunciou o retorno de um dos eventos mais amados pelo público fã de Star Trek do Brasil: a Convenção Estelar. “Estou há 13 anos sem realizar eventos, e foi no ano passado, com as comemorações de 50 anos da série que eu voltei para o meio nerd. É bem empolgante, um sonho realizado. Não sabíamos nem se ia ter público! Mas toda convenção é uma criança, então outro filho nasceu e estamos muito felizes! Espero que venham muitas outras!”, diz Luiz Navarro.

A programação contou com diversas palestras sobre o universo trekker. O período da manhã se iniciou com a mesa redonda “O Fenômeno Star Trek – Passado, Presente e Futuro”. Houve ainda a exibição de trechos de “O Baú de Roddenberry”, coletânea de vídeos inéditos sobre os bastidores da série clássica. Para fechar a programação do primeiro período com chave de ouro, Marcos Kleine tocou temas de várias séries do universo Star Trek, com arranjos que foram compostos exclusivamente para o evento.

Kleine, que é fã da série desde criança diz que ela o influenciou de diversas maneiras, moral e musicalmente. “Desde que eu me conheço por gente eu curto Star Trek. Não imagino como seria ficar sem, é algo corriqueiro”, conta ele. O músico ainda conta como foi a experiência de encontrar com Patrick Stewart (um dos grandes astros da série) e James McAvoy quando vieram ao Brasil em 2014 para divulgar o filme “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. “Eu não consigo lembrar exatamente o que conversei com eles. Só me lembro de entregar o mix que eu fiz com os temas de Star Trek e ouvir o Patrick Stewart dizer ‘Então você que é o trekker do programa?’. Acho que já podem encomendar meu caixão, porque eu vou morrer feliz”, diz o guitarrista, aos risos.

Durante a tarde, houve a palestra “O Sistema Solar em Jornada nas Estrelas”, que mostrou como o universo da série influenciou (e muito) a busca por outros planetas e até mesmo a vida fora da Terra como a conhecemos. A exibição de um clipe em homenagem aos heróis da Frota Estelar Brasil gerou grande emoção e comoção por parte dos fãs. Além disso, fomos presenteados com uma apresentação maravilhosa do Assimilação Borg, que nos apresentou alguns provérbios e canções klingons.

Márcia Klimiuc, presidente do Assimilação Borg, diz que o grupo faz apresentações com todas as manifestações culturais. “Nós não fazemos só cosplay. Nós interpretamos, vivemos aquele personagem. Nós entendemos que o fã quer ver o personagem, não a gente. O cosplay e a performance são libertadores, como uma terapia”. Ela conta que o grupo está em uma nova formação com oito amigos, cada um com um ‘superpoder’. Diz ainda que as famílias apoiam totalmente, e até que outras acabam se formando. “Conheci o meu ‘namorido’, o Saulo, nesse meio”, conta.

Os estandes estavam à disposição para qualquer trekker que quisesse adquirir produtos da série, além de produtos de outras séries e sagas famosas como Harry Potter, Star Wars, O Senhor dos Anéis, Doctor Who e muitas outras. Os autores do livro Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga estavam presentes no evento e autografaram e tiraram fotos com todos os fãs que adquiriram o livro. Novidades sobre a nova série do universo que será produzida pela Netflix, Star Trek: Discovery, foram anunciadas com exclusividade na convenção, além de um bate-papo com representantes do fandom sobre os possíveis rumos da série.

O encerramento contou com muita emoção e uma triste notícia: a Frota Estelar Brasil, após alguns problemas de direitos autorais, terá que mudar seu nome. O logo provisório e o novo nome foram exibidos pela primeira vez ao público: Star Con. Os últimos sorteios do dia também foram realizados neste momento, com direito a DVDs, blu-rays, itens colecionáveis, camisetas e muito mais. O Momento do Fã contou com uma performance de um cover de Elvis Presley, que levantou o público com as músicas do cantor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 comentários Adicione o seu

  1. Márcia disse:

    Gabriela, que carinho. Obrigada pela menção do Grupo de Performance Assimilação Borg. Ah, meu “namorido” (da foto) se chama Samir.

    Espero que continue acompanhando nosso trabalho, cujo grupo – que começou em 2013- tem agora como membros também Marcelo, Waldir, Marcial, Nogueira, Norma e Cassiano. Valeu!

    Curtido por 1 pessoa

  2. MARCELO NOGUEIRA DE ANDRADE disse:

    Woooow

    Belissima cobertura heim Gabriela

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s