Dia Mundial do Combate ao Câncer: Previna-se!

Hoje, dia 8 de Abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data é um alerta para a conscientização dessa doença que é a segunda que mais mata no mundo. No Brasil, devem ser registrados cerca de 600 mil novos casos, entre os anos de 2016/2017, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

O câncer é uma doença onde as células anormais se dividem incontrolavelmente e atacam o tecido do corpo, ainda não tem uma cura, no entanto, os tratamentos vêm melhorando seu desempenho ao longo dos anos com a descoberta de novas técnicas e medicamentos. Um dos fatores que garante a maior eficácia dos tratamentos disponíveis contra a doença é o diagnóstico precoce. Quando descoberto logo no início, é possível tratá-lo com métodos menos agressivos e que causam menos efeitos colaterais.

A mudança de hábitos também é um importante aliado na luta contra essa doença tão terrível . As principais medidas para combater a neoplasia são: atividade física constante, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas e, é claro, os cuidados com a alimentação, preferindo sempre consumir produtos naturais e manter uma dieta rica em legumes, frutas e verduras.

Além disso, deve-se realizar exames regularmente, já que ao contrário do que se pensa, o câncer não é uma doença hereditária. A maior parte dos casos (90%) está relacionado a outros fatores e apenas 8% são decorrentes de herança genética. Atualmente, o câncer que mais atinge a população feminina é o de mama, por isso recomenda-se o auto exame, além do papanicolau e exames de rastreamento. Já no caso dos homens, o câncer mais comum é o de próstata, e a partir dos 45 anos deve-se visitar o urologista regularmente para realização do exame.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s