Dia Nacional da Saúde e Nutrição – 31 de Março

No dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, uma data do calendário oficial do Ministério da Saúde. O objetivo deste dia é conscientizar as pessoas para uma boa alimentação e também que as instituições públicas e privadas possam promover discussões sobre o assunto.

A obesidade é um problema sério que a sociedade tem enfrentado. Segundo o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) de 2015, cerca de 6 em cada 10 pessoas no Brasil possuem sobrepeso ou obesidade, sendo, portanto, um dos maiores problemas de saúde pública do país. Muitos fatores estão relacionados a esse novo perfil da população brasileira, como a facilidade no acesso a alimentos industrializados, o sedentarismo, a utilização de diversos remédios sem orientação médica, a mídia poderosa da indústria alimentícia, entre outros.

A hora da refeição é um problema para alguns pais, pois os filhos se recusam comer algum tipo de alimento específico. A Nutricionista Vivian Machado orienta: “Não adianta falar que a criança precisa comer hortaliças, grãos e frutas, se os pais não consomem esses alimentos.” 

Outra dica que a nutricionista dá é estimular a curiosidade da criança pelos alimentos. “Separe receitas fáceis de serem feitas e façam juntos, mostre para o seu filho que a cenoura da salada é a mesma hortaliça que faz o bolo delicioso, brinque com as cores e com os aromas. Diminuir o consumo de alimentos industrializados e não usar os sistemas de recompensa ou punição”, recomenda Vivian.

Alguns estudos mais recentes mostram que não precisamos comer de três em três horas. “Salvo em algumas exceções, como pacientes com Síndrome do Ovário Policístico, ou atletas de determinadas categorias que respondem melhor a esse tipo de plano alimentar”, exemplifica a nutricionista.

Abaixo fizemos um top 5 de atitudes que favorecem a alimentação saudável:

  1. Evitar o consumo de alimentos industrializados como temperos químicos, açúcares e farinhas refinadas;
  2. Optar sempre por frutas e hortaliças frescas e orgânicas;
  3. Diminuir o consumo de proteína animal, em especial carnes vermelhas;
  4. Variar sempre as hortaliças presentes nas refeições;
  5. Faça suas refeições em um ambiente calmo e sem distrações! Preste atenção ao que coloca na boca.
Foto: Divulgação-Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s