Exposição recria Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina

Bum bum bum!!! Preparem-se, pois o Castelo mais querido do Brasil está de volta. São 700 m² de encantamento e 22 cenários de pura emoção. A partir de amanhã (31), o Memorial da América Latina traz ao público a exposição  “Rá-Tim-Bum, o Castelo”.

Engana-se quem acha que a mostra é igual à exibida em 2014 do Museu da Imagem e Som (MIS). Com a ajuda da tecnologia, há maior inteiração através de exibições dos episódios feita com a mesma qualidade de quando o programa era exibido. Isso permite que os visitantes relembrem o passado e ainda cantem juntos a cada quadro exibido nos mais diferentes ambientes.

Logo na entrada o primeiro personagem que avistamos é o porteiro, que diz a senha e abre as portas para a magia acontecer. Em seguida Penélope nos recebe com seu telejornal, em sua bancada, claro, rosa, ela apresenta as notícias do Castelo e nos induz a adentrar nessa experiência nostálgica e emocionante.

A partir daí, a imersão no mundo do Castelo é demais, é como reviver cada história e cada pedacinho da série tão amada.

Passando por cada cômodo começamos a relembrar os personagens: a sagaz Biba, sempre muito esperta; o perguntador Zequinha, sempre muito curioso; e o inteligente Pedro, sempre muito atento. A exposição trouxe o acervo original da Tv Cultura, com todas as peças usadas pelos integrantes. Em cada cômodo da exposição é contada a história de um personagem.

Na área do Etevaldo é possível viver a atmosfera do espaço com luzes que lembram a galáxia, além de passar em cima de um corredor com molas, nos remetendo a pouca gravidade do espaço.

A exposição é totalmente interativa com vozes de cada um que fez parte do Castelo, desde os objetos animados, animais falantes, até as pessoas. E se você é fã da série – assim como nós-, vai se  surpreender ao relembrar todas as músicas da série, explicações do Telekid, que também tem a sua própria trajetória contada na exposição,  a sala de música, as cantorias dos sapatos Tap e Flap, e até a faladeira cobra Celeste em sua árvore.

O quarto da Morgana é o mais fiel possível e fica no mezanino, assim como na apresentação original, lá seu caldeirão brilha com as misturas de poções mágicas. Sua fiel companheira, Adelaide, também está presente, e claro, o livro de magia, que não poderia faltar.

O principal e mais fiel cômodo é a sala, com a árvore gigante, lar da cobra Celeste que está sempre à espreita no seu buraco, só esperando para dizer a sua mais icônica palavra “NOOOOSSSSSAAAAA”, além do sofá colorido que recebeu visitas ilustres como a Caipora e o simpaticíssimo Bongô.

Não podíamos deixar de falar do quarto o Nino, que tem a parede giratória como entrada principal, lá nos deparamos com a parede toda de quadrinhos igual à série, e os objetos de um menino de 300 anos sonhador e carismático.

A exposição traz também locais que não existiam no castelo. A sala dedicada à repórter Penélope e o quarto de sua filha Nina são algumas das novidades A atriz Ângela Dip, falou com exclusividade ao Opa como se sente depois de tantos anos voltar a viver sua personagem.“ Eu sou uma mulher muito feliz  por fazer a Penélope e ter participado desse universo que foi criado pelo Cao Hamburger e pelo Flávio de Souza  e agora recriado por todo esse pessoal que ta montando a exposição”.

A iniciativa da mostra é uma parceria entre o Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo e envolveu uma série de profissionais. Só a frente do espaço, precisou da dedicação de cerca 150 profissionais que trabalharam arduamente para que o público pudesse contemplar o Castelo idêntico ao da série. Marcos Mendonça, presidente da Tv Cultura comenta: “Queríamos que o castelo fosse reproduzido com a maior fidelidade e com alguns acréscimos tecnológicos, para que além de reproduzir ele estivesse atualizado e incorporado com as tecnologias de hoje… É um produto da mais alta qualidade”.

Serviço

Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda

Abertura para o público: dia 31/3, às 19h
De terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s