Terra: planeta água! – Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 para promover a conscientização da população a respeito desse elemento importante para a sobrevivência de todos.

E para celebrar e ajudar na conscietização, montamos uma lista com 10 dicas para a economia de água. São coisas simples que podem fazer muita diferença para o planeta.

  1. Reutilize: se você mora em apartamento, você pode reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar o banheiro, por exemplo. Em casa, você pode usar para lavar tapetes, quintais, etc.
  2. Que tal captar água da chuva? Fazendo isso, você também pode usar para lavar quintais, tapetes, e até regar as plantas.
  3. Feche a torneira quando estiver fazendo a barba ou  enquanto escova os dentes: isso evita que a água escorra em vão. Abra somente quando for necessário.
  4. Evite banhos demorados: cinco minutos é o suficiente. Em dias que precisar lavar o cabelo, evite ultrapassar 10 minutos.
  5. Troque a mangueira pelo balde na hora de lavar o carro: dessa forma, usará somente o volume de água necessário para deixar o veículo limpo.
  6. Aprenda a ler o hidrômetro: isso ajudará a identificar vazamentos caso o consumo esteja fora do normal.
  7. Deixe a louça de molho: assim os resíduos não ficarão grudados nos objetos e você gastará menos água no enxague.
  8. Jogue o lixo no lixo, não na privada ou na pia: além de poluir e entupir o encanamento, você gasta menos água com descarga. No caso da pia, uma super dica: não jogue óleo pelo ralo, pois, além do mau cheiro, também entope os canos. Mais um dica: transforme esse óleo em sabão!
  9. Xixi no banho, pode! Pelo menos uma vez por dia você economizará uma descarga que gasta, em média, 80 litros de água.
  10. Se tem piscina em casa, cubra-a com lona: existem lonas próprias para piscina, mas você pode usar uma capa plástica também. Isso ajuda a reduzir a perda de água por causa da evaporação e não será necessário ficar enchendo a piscina com frequência.

Existem muitas outras formas de economizar água. Então a dica extra da lista é: use a imaginação e transforme o uso do elemento em soluções sustentáveis. Você estará contribuindo e ajudando você mesmo, o planeta, as próximas gerações, os animais, a fauna, a flora, e por aí vai!

faucet-1684902_960_720
Foto: Reprodução/Pixabay

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s