Holambra traz cultura holandesa ao Brasil

Conhecida nacionalmente pela produção de flores, a região recebe um milhão de turistas a cada ano

Principal exportadora de flores da América Latina, Holambra está a 135 quilômetros da Grande São Paulo e a apenas 30 minutos de Campinas. Para ir da capital paulista até lá, é preciso pegar a Rodovia Anhanguera ou a Rodovia dos Bandeirantes. O trajeto dura cerca de duas horas.

A estância turística de 13 mil habitantes tem um forte apelo turístico por ter sido fundada por brasileiros e imigrantes que vieram ao país após o fim da Segunda Guerra Mundial. A cultura e as tradições trazidas pelos holandeses e seus descendentes podem ser percebidas ainda hoje na gastronomia e na arquitetura da região.

O hábito de andar de bicicleta e os eventos realizados no local também deixam claro a inspiração no país europeu. Por esse e outros fatores, Holambra atrai anualmente cerca de um milhão de turistas de dentro e fora do Brasil, segundo informações da Prefeitura da cidade.

Conhecido em todo o Brasil pela produção de flores, o município promove anualmente a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais do continente latino. O evento, que recebe mais de 300 mil turistas a cada edição, é realizado entre agosto e setembro e conta com mostras de paisagismo, danças típicas, comidas, quiosques e claro, muitas flores.

Para o analista de sistemas Felipe Costa, que esteve Holambra duas vezes, a cidade tem um apelo cultural fortíssimo. “A cidade consegue atrair os turistas e contagiar com as danças, músicas e comidas características nos eventos. Eu participei Explofora, que é um evento muito interessante e que nos permite esquecer a rotina estressante da capital”.

Os pratos de origem holandesa podem ser encontrados em diversos restaurantes e confeitarias espalhadas pela cidade. No entanto, nem só de Holanda vive Holambra. Na região, também é comum encontrar doces e salgados brasileiros, além de comidas da culinária alemã e indonésia.

A dona de casa Hermelina Ferreira conta que o que mais lhe agradou foram os arranjos de flores e as amostras de decoração e paisagismo. “Achei muito bonito e interessante. Também gostei bastante dos doces holandeses e fiquei encantada com a dança holandesa”.

Expoflora, realizada anualmente, celebra a chegada da primavera / Foto: Prefeitura de Holambra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s