Campanha sugere ações para ampliar a divulgação da literatura feminina

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta, 8 de março, até o próximo dia 11 as livrarias brasileiras serão convidadas a destacarem livros de autoria feminina em suas vitrines, gôndolas e demais pontos de destaque no espaço. A campanha “Semana Feminina de Literatura ANL e REBRA” é promovida pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) e pela Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA), na busca de ampliar a divulgação da literatura feminina.

As editoras brasileiras também serão convidadas a participar da campanha. A ação sugere que elas desenvolvam eventos e promoções especiais para divulgar obras de suas escritoras, em parceria com as livrarias. A campanha sugere ações como coletivas de lançamento e autógrafos, encontros com escritoras, debates sobre os temas abordados nos livros e promoções comerciais em parceria com as editoras e/ou com escritoras independentes.

“Estamos propondo uma ação que venha a reverenciar o livro, a leitura, as mulheres e, consequentemente, impulsionar o mercado do livro e da leitura. Não apenas ações comerciais e de marketing, mas de incentivo à leitura. Queremos cada vez mais levar o leitor para dentro das livrarias, para que conheçam seus espaços físicos e toda a programão cultural que acontece lá”, diz Bernardo Gurbanov, presidente da ANL.

 Apesar de todo avanço relacionado à igualdade de gênero, o trabalho literário ainda necessita de um espaço maior dedicado para nossas autoras. Grandes nomes como Cecília Meireles e Clarice Lispector sempre são estudados e lembrados, mas existem ainda outros grandes nomes de escritoras, clássicas e contemporâneas, para se consolidarem. “O trabalho literário feminino ainda necessita de um maior espaço nas principais vitrines literárias de nosso país, e queremos que o público conheça melhor nossa rica literatura e que possa ser apreciada por um número maior de leitores”, completa Bernardo.

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s