Tecnologia em prol do meio ambiente

Os drones foram parar no campo e o motivo não foi apenas gravar um casamento, aniversário ou tirar fotos de belas paisagens. Agora, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) ganharam uma valiosa função: monitorar o meio ambiente e contribuir com sua conservação. Pragas, doenças, falhas de plantio, excesso de irrigação, são problemas que demandam tempo para serem identificados, e a demora na solução desses pequenos impasses pode chegar a danificar toda uma safra.

Quando se trata de agricultura, é difícil imaginar uma máquina substituindo o serviço humano, mas isso é possível e tem sido útil para grandes e pequenas empresas. “Os novos softwares para drones com fins agrícolas têm a capacidade de apontar o surgimento de doenças e pragas nos plantios, além de analisar as condições em que o solo se encontra. Alguns possuem câmeras com luz infravermelha, que possibilita identificar a saudabilidade de uma plantação em apenas um voo”, explica, Lúcio André de Castro Jorge, pesquisador da Embrapa.

Segundo o pesquisador da Embrapa, os preços para a montagem dos drones voltados para fins agrícolas podem variar de R$ 5 mil a R$ 120 mil, que ainda não podem ser vendidos no Brasil por falta de regulamentação e legislação. A proposta deverá ser submetida ao processo de audiência pública ainda este ano. Enquanto isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avalia os requerimentos para esse tipo de operação, e algumas fazendas já possuem a permissão para utilização desses equipamentos.

Antes, o modo de exploração para identificar lugares inacessíveis era feito por expedição in loco ou helicóptero em determinadas áreas, mas trazia grandes riscos para o trabalhador e para o meio ambiente. Essa nova tecnologia vai demandar um investimento no começo, mas vai gerar economias futuras em relação ao tempo e mão de obra.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s