Cuidados necessários ao usar o cartão de crédito

Pela falta de conhecimento ou de controle financeiro, a maioria das pessoas acabam utilizando o cartão de crédito em excesso e, quando percebem, estão pagando juros altíssimos. O cartão de crédito é considerado um grande vilão quando o assunto é finanças pessoais.

O cartão de crédito é uma ferramenta e, se for mal administrada, pode gerar problemas futuros. Porém, se for utilizada com consciência, pode se tornar um grande aliado para seu usuário, caso precise comprar algo com um valor mais alto.

Muitas pessoas perdem o controle ao ter o cartão em mãos e acham que o dinheiro não vai ter fim, ou, simplesmente, não está gastando ao utilizá-lo. “Para quem usa o cartão com disciplina, verificar o extrato da fatura com certa regularidade (talvez uma vez por semana) ajuda também a controlar os gastos do dia a dia, pois ali fica listado tudo o que foi lançado no cartão”, diz o Educador Financeiro Guilherme Fellet.

Com o controle dos gastos feitos no cartão crédito, é possível ter uma noção do que foi movimentado naquele mês e não ter surpresas quando a fatura chegar.

Outro problema que acontece com os usuários de cartão é pagar apenas o valor mínimo da fatura. “Nunca pague somente a parcela mínima do cartão, pois é ali que começa a armadilha. Quem paga somente o mínimo normalmente está pagando apenas juros, e não de fato o que consumiu”, ressalta Guilherme.

É necessário aprender utilizar o cartão de crédito com cuidado, pois muitas pessoas acham que ele é o culpado da história, mas, na verdade, são elas que fazem o mal uso. Aprendendo a usá-lo com disciplina e cuidado, o cartão pode virar algo útil em nosso dia a dia.

Foto: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s