Cursinho popular abre caminho para o sonho da universidade

Com o sonho de ingressar em uma universidade, muitos estudantes de escola pública têm procurado cursinhos preparatórios para o vestibular. Entretanto, muitos não possuem condições de arcar com cursos particulares e acabam recorrendo aos populares, como por exemplo, o Cursinho Popular dos Alunos da PUC.

Fundado em 1997 pelo Núcleo de Estudos Africano (NEAFRO), o Cursinho Popular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) visava ajudar a população afro-brasileira que não tinha acesso ao ensino superior. Mas em 1998, os professores perceberam a necessidade de ajudar pessoas que não tinham condições financeiras de arcar com um bom estudo, então as aulas se estenderam também às pessoas carentes.

Com aulas em sala e com trabalhos de campo, os professores voluntários não ensinam somente a matéria, mas também ajudam os alunos a desenvolverem o senso crítico e a exporem suas opiniões, além de ajudarem na escolha do curso e da universidade. Às vezes, também ocorrem palestras e oficinas no decorrer das aulas.

A aluna do Cursinho, Larissa Mariano, 17, sonha em ser comissária de bordo, mas diz que pretende ter outra opção de carreira profissional. “O cursinho é para ganhar mais conhecimento, principalmente para o ENEM. Ainda não sei qual curso farei, mas irei descobrir”, pontua. Já o ex-aluno Felipe Pereira, 18, hoje estudante de Engenharia Mecânica da Universidade São Judas Tadeu (USJT), resolveu fazer o curso “por necessidades financeiras e também pela qualidade, já que o ambiente é de uma universidade, e os professores voluntários são ótimos”. Para ele, a experiência foi boa. “Sem dúvida, foi lá onde adquiri mais conhecimentos para suprir minhas necessidades do ensino médio.”

Este ano, as inscrições para o cursinho já se iniciaram e vão até o dia 17 de fevereiro. A seleção é socioeconômica e com vagas limitadas. O atendimento ocorre na APROPUC (Ass. dos Professores  da PUC-SP) no endereço: Rua Bartira, 407 – Perdizes, São Paulo – SP. Para mais informações, acesse a página do Cursinho Popular Dos Alunos da PUC – SP

Cursinho Popular abre caminho para o sonho da Universidade  / Foto: Pixabay
Cursinho Popular abre caminho para o sonho da Universidade / Foto: Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s