Cosplay: Arte, criação e o modo como fãs homenageiam a cultura pop

Existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop, uma das mais famosas é o Cosplay. A palavra é uma combinação das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira, interpretação). O hobby consiste em fantasiar-se de personagens, em geral, de quadrinhos, games e animações japonesas. A prática também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países.

O costume é muito conhecido em eventos de cultura Nerd, como por exemplo, a Comic Con, e eventos de cultura Japonesa. Os fãs chamados de Cosplayers tentam ao máximo parecer com seu personagem preferido e, muitos deles, não se importam com o esforço que tenham que fazer para alcançar o seu objetivo, gastando muito dinheiro com perucas importadas, roupas feitas sob medida, além de acessórios como espadas de madeira ou pequenas armas de plástico.

Giulia Beatriz, 16, estudante, fez seu primeiro cosplay com 10 anos de idade. ”O meu primeiro foi bem improvisado mesmo, era de Amu Hinamori de Shugo Shara (animação japonesa) que, na época, era uma das minhas personagens favoritas. Eu achava isso bem legal, por mais que estivesse fazendo no improviso, era bem divertido. Depois disso, comecei a investir mais na ideia de fazer cosplay assim que comecei a ter mais perucas e acessórios”, diz.

Existem diversos eventos que premiam os melhores fãs caracterizados ao redor do mundo, porém, Giulia diz que nunca pensou em entrar nestes concursos. Ela também tem sua própria definição sobre o que é essa arte de se fantasiar em prol de uma manifestação artística e cultural. ”Eu acho que principalmente os cosplayers fazem muita cobrança sobre o que é ou não cosplay. Por exemplo, eles costumam dizer que só é considerado um se você utilizar lentes de contato, ou se você usar peruca. Eu acho que qualquer um pode fazer do jeito que quiser, seja atuando como o personagem, ou se vestindo igual, sem depender do que ele está ou não deixando de usar. Cosplay é o ato de você se divertir e ser aquele personagem que ama, mesmo que só por um dia”, afirma.

Pode-se entender que essa brincadeira de ser uma determinada figura do mundo do entretenimento é a arte de se transformar em um personagem, utilizando-se de maquiagem, interpretação, vestuário e outras técnicas. Cosplayers são as pessoas que podem fazer o uso de sua arte com a finalidade de ser um hobby ou algo profissional, mas acima de tudo, uma bela homenagem aos seus personagens mais queridos, despertando fascínio e alegria em quem os vê.

Cosplay de Hatsune Miku por Giulia Beatriz / Foto: Arquivo Pessoal.
Cosplay de Hatsune Miku por Giulia Beatriz / Foto: Arquivo Pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s