São Paulo: a capital da pluralidade cultural

Diversas opções de entretenimento estão presentes em toda a cidade

A rotina agitada que as grandes metrópoles proporcionam aos seus moradores muitas vezes serve como pretexto para não possuírem muito tempo para os momentos de lazer.

São Paulo não se diferencia muito dessa realidade, porém, as diversas opções de entretenimento e a grande diversidade cultural que a cidade oferece, despertam a curiosidade e fazem com que as pessoas reservem um tempo livre para aproveitá-las.

A cidade apresenta diversos tipos de museus, um dos mais antigos é a Pinacoteca do Estado de São Paulo, fundada em 1905. O seu acervo apresenta, aproximadamente, 9 mil peças. O preço do ingresso varia entre 3 e 6 reais e, aos sábados, a entrada é gratuita.

Muitos outros museus da cidade possuem o preço acessível ou entrada gratuita em alguns dias da semana, isso demonstra que a vida cultural não é algo tão exclusivo e que pode ser apreciada pela maioria dos paulistanos.

Além dos museus, feiras, shows e teatros também constituem a grade cultural da cidade e vale destacar a pluralidade que esses eventos possuem. “A região metropolitana tem um leque de atividades e não é difícil ficar sabendo sobre elas, pois grande parte da sua divulgação é feita através das redes sociais”, conta Sabrina Guimarães, estudante de ciências sociais.

Com todas estas opções, São Paulo ainda se destaca por ser um pólo mundial, a cidade recebe várias grandes produções internacionais. “É uma característica da capital, ser essa rota das grandes produções. É o que diferencia dos demais estados brasileiros, que na maioria estão preocupados com a cultura regional”, explica Marcos Horácio, historiador e professor de sociologia da Universidade São Judas Tadeu.

Outro marco cultural que está entre os principais eventos paulista, conhecido também em todo o Brasil, é a Virada Cultural, promovida pela prefeitura da cidade que teve sua primeira edição lançada em 2005. Mas com a mudança de gestão, o evento será readaptado no próximo ano. O prefeito João Doria informou que a Virada em 2017 será realizada no Autódromo de Interlagos, mas que a programação continuará sendo realizada em 24 horas ininterruptas e com entrada gratuita.

 “Já fui a três edições da Virada, gosto principalmente de assistir aos shows dos artistas que eu acho interessantes e não tenho muita oportunidade de ver, e também porque é possível conhecer outros cantores e bandas”, diz Sabrina. O evento é sucesso de público já tendo estimado a presença de mais de 4 milhões de pessoas.

A secretária da cultura do estado possui como uma das principais preocupações a implantação de políticas públicas que priorizem o acesso e a valorização dos bens culturais na cidade. Um dos programas de incentivos criados recentemente foi o cartão vale cultura. Aqueles que recebem até cinco salários mínimos têm direito ao cartão.

A Pinacoteca do Estado, um dos mais antigos e importantes museus da cidade / Foto: Erica Lima
A Pinacoteca do Estado, um dos mais antigos e importantes museus da cidade / Foto: Erica Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s