Cemitério da Consolação oferece visita guiada e biografia de personalidades por aplicativo

O cemitério da Consolação é um dos maiores atrativos turísticos da cidade de São Paulo, tanto por sua beleza arquitetônica quanto pela riqueza de nomes que lá estão e muito contribuíram com a história da cidade e do país.

Além de toda riqueza cultural, o cemitério também oferece visitas guiadas, com o guia turístico Popó que mostra todo o cemitério e conta um pouco da história de cada personalidade lá sepultada. A tecnologia também está ajudando as visitas ao cemitério. Se não for possível fazer uma visita guiada, o visitante pode utilizar o mapa disponível no site com o nome e localização de todas as sepulturas dos intelectuais, artistas, políticos e homens públicos. Ao chegar ao túmulo, é possível, através de um aplicativo, ler o QR CODE que está na lápide e consultar toda a biografia da personalidade sepultada. “É possível visitar o Cemitério da Consolação sem um guia, sem um monitor. Você pode consultar com o aplicativo QR CODE a a história da vida de quem está enterrado aqui, podendo fazer uma visita autoguiada com uma rica biografia”, explica Popó.

Entre os túmulos mais famosos, estão os de Antoninho da Rocha Marmo, milagreiro; Carvalho Pinto, governador de São Paulo; Conde Francisco Matarazzo, industrial; Líbero Badaró, médico e jornalista; Mário de Andrade, escritor; Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I; Monteiro Lobato, escritor; Oswald de Andrade, escritor; Tarsila do Amaral, pintora; Washington Luís, ex-presidente da República.

Na visita é possível contemplar obras e esculturas feitas por grandes artistas, pois na época o tamanho do túmulo e seus artefatos representavam status e boa condição social para a família. Um túmulo mais extraordinário que o outro, lindas paisagens e esculturas, riqueza de história entre as personalidades que lá estão, acessibilidade e tecnologia fazem do cemitério um ótimo lugar para se encher de cultura.

Guia turístico mostra túmulo de intelectual no cemitério da consolação / Foto: Bruna Borges
Guia turístico mostra túmulo de intelectual no cemitério da consolação / Foto: Bruna Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s