Saiba como funciona a criação de jogos eletrônicos

Para os amantes de games, uma das maiores curiosidades existentes é saber como é feita a produção de um jogo. Vemos nossos personagens favoritos nas aventuras, mas não temos ideia de como ele é feito. Cada um passa por diversos processos antes de chegar ao mercado.

Como todo projeto, uma ideia começa por um roteiro traçado pelo Game Designer, a ser seguido pela programação, um fator importantíssimo. Na programação, é necessário que esse profissional seja muito bom de lógica. A linguagem predominante na utilização para o game ganhar movimento é a C++. “Os movimentos de caixas caindo no gráfico vêm através da programação. A forma como o personagem vai interagir com o jogador é criada pelo fator de motor de física, o controle do personagem”, afirma o programador Ramon Felipe.

O tipo de jogo menos complexo de ser elaborado são os chamados “plataformas”, nos quais os personagens principais ficam parados enquanto a tela vai passando. Temos a impressão de que estamos indo para frente, mas a tela está passando para a esquerda enquanto apertamos o botão para a direita.

A etapa da construção do jogo segue com o Game Designer e Sound-Design. “Em essência, este é o profissional que faz a ideia sair do papel”, explica o especialista Lucas Lima. Este profissional liga diferentes áreas como sound design, arte conceitual, programação, level design, modelagem e animação, em sintonia com o mesmo objetivo: criar um jogo.

A elaboração do gráfico do jogo é característica do designer e da engine (plataforma) usada para a projetar o game. Para a escolha sonora, o principal programa utilizado na inserção da trilha é o MIXCRAFT 6. Alguns artistas optam por criar suas próprias músicas para não terem problemas com direitos autorais.

Um recurso utilizado para alguns games é o 3D, produzido nos softwares Blender ou 3D Studio Max. O custo desses recursos pode chegar a R$ 30 mil, pois é necessário orçar o trabalho do profissional, os programas e os equipamentos que precisam ser comprados. Quando um jogo é pensado, a grande dica para ele dar certo é a união do grupo do projeto.

Legenda: Lucas Lima criando o personagem Liu Kang para um novo jogo / Foto: Lucas Lima
Legenda: Lucas Lima criando o personagem Liu Kang para um novo jogo / Foto: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s