Garagem Fab Lab: um local para a criatividade

Construa a sua ideia, faça você mesmo. O Fab Lab são laboratórios distribuídos ao redor do mundo de fabricação digital com objetivo de construir coisas, ideias e a criatividade, através de equipamentos e conhecimentos compartilhados. Como um centro de democratização da tecnologia. “Essa ideia surgiu no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, com o professor Neil Gershenfeld, através de uma disciplina que ele chamava de How to make (almost) anything (como fazer quase qualquer coisa). O sucesso foi grande, e começou a se espalhar pelo mundo”, diz Tauan Bernardo, um dos quatro diretores do Garagem.

Após uma palestra do Neil Gershenfeld na USP em 2011, a ideia dos Fab Labs no Brasil acabou sendo iniciada no ano seguinte por um professor dentro da instituição. Mas um aluno, Eduardo Lopes, decidiu criar algo independente, surgindo assim em 2013, o Garagem Fab Lab.

“São três pilares que o Fab Lab tenta trazer para a população: o acesso às formas de fabricação digital; o movimento maker e o consumo consciente; e o open source e o design colaborativo”, salienta Tauan.

No garagem, se pode construir qualquer coisa nas máquinas existentes, da Impressora 3D à cortadora a laser, são projetos fabricados, principalmente, baseando-se na filosofia do faça você mesmo. “Esse movimento incentiva as pessoas a fazerem o próprio, por exemplo, estou precisando de um porta lápis, não precisa comprá-lo, faça você o seu, assim você consegue ter o que quer e precisa. Um movimento que estimula a criatividade das pessoas”, diz Stefano Leggieri, colaborador e guru do Garagem.

Entretanto, não é somente desenvolver a sua ideia, é também compartilhar o projeto a outros que possam se interessar. “Aqui é um bom espaço para fomentar o empreendedorismo, a criatividade, e o open source, com a disponibilização desses projetos para que outras pessoas também possam fazer, pois, os makers, os designers, quem acredita na filosofia, faça você mesmo, somos nós que temos a possibilidade de mudarmos a economia e o mundo”, conclui Stefano.

Estabelecido no 2º andar de uma residência na Barra Funda, em São Paulo, o Garagem Fab Lab oferece cursos e workshops pagos e gratuitos. Além disso, existe o clube maker, que é um plano pago, e dá acesso livre ao local de segunda a sábado. E o open day, que é na quarta-feira, dia aberto para todos, tanto para conhecer quanto para usar as máquinas.

O Garagem Fab Lab está localizado na Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166, Barra Funda – SP.
Para mais informações: http://www.garagemfablab.com.br

Sem fins lucrativos e com a filosofia do faça você mesmo, a Garagem Fab Lab permite ao público construir a sua ideia / Foto: Renan Nascimento
Sem fins lucrativos e com a filosofia do faça você mesmo, a Garagem Fab Lab permite ao público construir a sua ideia / Foto: Renan Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s