Resenha: Cidadão Kane

Lançado em 1941, Cidadão Kane (Citizien Kane), é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos e também foi elogiado por sua narrativa inovadora, música e fotografia.

A história narra a trajetória da vida Charles Foster Kane, que vive uma infância pobre, mas depois vira um dos empresários mais afortunados. A história é contada depois da morte de Kane, quando um repórter fica curioso com o termo rosebud dito por ele minutos antes de seu falecimento.

Com a sua curiosidade, o jornalista Thompson procura destrinchar a vida de Kane e entrevistar pessoas próximas a ele, como o seu melhor amigo Leland, o secretário Bernstein, sua esposa Susan Alexander, o mordomo da mansão, além de consultar o diário pessoal de Thatcher, o tutor e administrador dos bens de Kane. A cada declaração tem um flashback que conta a mesma história que representa a vida do magnata da imprensa. A biografia de Kane vai sendo contada por diversos pontos de vista, e  cada entrevistado tem uma visão diferente dele. O filme passa por uma incógnita que, gradativamente, vai revelando o seu conteúdo.

Cidadão Kane tornou-se uma obra marcante através da inovação dos métodos narrativos, o diretor não usou apenas o primeiro plano, mas também o que ia acontecer em segundo plano para desenvolver melhor a história. Wells, utilizou contra-plongées (câmera baixa; de baixo para cima) e sombras para mostrar a personalidade de Kane. Os críticos de cinema consideram a maior obra prima do cinema com uso de flashbacks, uso correto das sombras e nuances entre as  cores, cenas sem cortes e a intensa dramaticidade com as técnicas e luzes nada usuais em outros filmes.

“Como sou um fã de cinema, gosto muito de Cidadão Kane. Pelas técnicas, inovações e também por ser uma história envolvente, com grandes atuações e uma bela trilha sonora e sem dúvidas um grande clássico do cinema e considerado um dos melhores filmes de todos os tempos”, diz Vitor Diniz, estudante de direito.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s