Karatê contribui com disciplina e desenvolvimento para crianças

Apesar de ser uma arte marcial, o esporte ajuda as crianças a controlarem a ansiedade e a agressividade

O Karatê-Do é um esporte de defesa pessoal, mas é também uma ferramenta disciplinadora. A prática serve para o desenvolvimento humano, pois ensina o respeito ao próximo e ajuda a controlar as emoções. Por essas características, a atividade é perfeita para pais que buscam, através do esporte, uma forma saudável de gastar a energia dos filhos hiperativos e de controlar o desenvolvimento da agressividade das crianças.

Maria Suzana, mãe de Rafael de 6 anos, conta que incentivou o filho a se tornar um karateca há dois anos. “Ele era um menino muito agitado, precisava encontrar uma forma dele gastar toda a energia acumulada de um jeito respeitoso e divertido ao mesmo tempo. Tentei futebol e natação, não deu certo. No Karatê, meu filho se encontrou e se tornou uma criança melhor”, conta.

Entre os benefícios do esporte estão: incentivo a concentração, auxilio no crescimento, desenvolvimento da coordenação motora, melhora no condicionamento físico e na postura, além de encorajar a autoconfiança dos pequenos, o que ajuda no progresso como ser humano.

“O Karatê proporciona uma melhora em todos os sentidos, incluindo os aspectos físicos e emocionais. Como o próprio lema prega: esforçar-se para formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeitar acima de tudo e conter o espírito de agressão. Este é o verdadeiro objetivo dessa tradicional arte marcial nipônica”, explica o faixa preta André Mizael.

14877766_1431455570202167_681768794_n
Foto: arquivo pessoal do entrevistado André Mizael

Esportes com contato físico e com ensinamentos de lutas, também ensinam valores, disciplina e respeito para os jovens e crianças. Isso contribui para que eles se tornem adultos melhores para a comunidade em que vivem, seja na vida pessoal ou profissional, pois todos esses aprendizados podem ser aplicados no cotidiano.

Além das práticas de lutas, outra atividade importante dentro do esporte é o Kata (sequência de movimentos de ataque e defesa) que exige concentração, disciplina e serenidade. “A essência do Karatê está nisso, pois cada movimento representa o ensinamento de um grande mestre. É um momento de paz e tranquilidade para o atleta, que deve executar cada golpe e defesa com verdadeira dedicação”, ensina o sensei Eduardo Macedo.

Quanto mais cedo a criança começar a praticar essa modalidade é melhor, pois é mais fácil despertar o interesse e, aos poucos, elas começam a desenvolver um foco, mesmo que inconsciente, nos exercícios propostos pelos senseis. E com isso, a cada graduação de faixa, ela se desenvolve como atleta e vira espelho para as novas gerações de karatecas, podendo assim repassar todo o conhecimento aprendido.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s