Hospital disponibiliza cirurgias bariátricas pelo SUS

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2015, o número de brasileiros acima do peso passa dos 50%. Desses, mais de 17% são obesos. Em entrevista, o Dr. Sizenando Ernesto de Lima Jr., um dos mais renomados cirurgiões do trato digestivo do país, fala sobre as cirurgias bariátricas (de redução do estômago) no Hospital do Mandaqui, realizadas pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com o médico, a cirurgia é feita através da técnica de Capella, que consiste em uma redução do estômago associada a um desvio intestinal, com inserção de um anel no final do tubo gástrico. Segundo Dr. Sizenando, o processo e acompanhamento da cirurgia realizada pelo SUS é exatamente igual ao realizado na rede privada. É necessário realizar diversos exames pré-operatórios, consultas com os médicos e participar das reuniões realizadas pelo Núcleo Paulista de Obesidade.

A fila de espera é de 6 anos, ou seja, atualmente estão sendo operados pacientes de 2009. O preparo leva de 2 a 6 meses, contando exames, consultas e reuniões. No total, já foram operadas 4646 pessoas, destas 4632 com a técnica utilizada pelo SUS (uma média de 290 cirurgias por ano). 290 cirurgias foram feitas por vídeo (destas, 76 sem o uso do anel) e 4342 feitas com corte aberto (destas, 91 sem o uso do anel).

Mas isso não impede complicações. A taxa das complicações pós-operatórias vão de 5,02% (precoces) a 21,48% (tardias). A taxa de mortalidade é de 0,56% (dados fornecidos pelo Núcleo Paulista de Obesidade no período de janeiro de 1998 a janeiro de 2016). A maioria dessas complicações, segundo o próprio cirurgião, deve-se ao desrespeito das normas do pós-operatório, ou de complicações que aparecem com o tempo. Ele diz ainda que a cirurgia não é uma cura para a obesidade, apenas uma forma de melhorar as chances e a qualidade de vida do paciente.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

2 comentários Adicione o seu

  1. Natália Mariana disse:

    Olá, eu tenho 150 kl preciso de cirurgia bariátrica como eu Faso

    Curtir

  2. Francisca Aureni Moreira disse:

    Olá eu estou com 117 kilos que fasso pra conseguir uma cirurgia bariátrica (redução de estômago) estou sendo muito prejudicada por canta do meu peso já estou com usará venosa nas minhas duas pernas e também tenho artrose no tornozelo do pé direito me ajudar por favor agradeço em nome de Jesus Cristo e meu muito obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s