Aprender através das páginas

Liberar a imaginação e ajudar no aprendizado: essas são umas das mais importantes funções dos livros. Porém há um tipo de leitura que permite ir um pouco mais além: a literatura infantil.

Um mundo de fantasia e encantos que não conquista apenas crianças. Quem não tem um conto de fadas favorito? As histórias infantis estão presentes durante toda a nossa vida. Por isso é importante apresentar os livros para as crianças desde antes de entrarem na vida escolar.

Projetos de leitura e literatura organizados nas escolas públicas são uma maneira de incentivo as crianças. “O interesse pela leitura realmente aparece. Muitas vezes não é necessário apresentar o livro em si, mas falar sobre o autor e suas obras já despertam a curiosidade dos alunos”, diz Fernanda Raniere, professora do ensino fundamental do município de Barueri.

“É necessário saber aproveitar a curiosidade natural que possuímos durante a infância, e colocar o habito da leitura desde cedo, pois se esta característica não for explorada desta maneira, a criança apresentará uma defasagem no seu aprendizado”, explica Fernanda.

A questão educativa não é a única a ser pensada. A literatura infantil também tem um papel fundamental na formação de novos leitores. “Tenho este hábito desde cedo, quando completei 10 anos, meu pai me presenteou com o meu primeiro livro e isso serviu para despertar ainda mais o meu interesse pela leitura”, conta Eduardo Moreira, estudante do curso de letras.

A literatura brasileira apresenta diversos autores voltados para o público infantil, dentre eles, os mais populares e trabalhados nas escolas são os clássicos como, Monteiro Lobato, Ziraldo, Cecília Meireles e Mauricio de Souza, mas também há autores já consagrados na literatura adulta que se lançaram no universo infantil.

É o caso da autora Clarice Lispector, que obteve e ainda possui grande sucesso com seus livros, que fazem parte da literatura clássica brasileira, tal como “O mistério do coelho pensante”, que foi o seu primeiro livro voltado para o público infantil.

Outro autor já consagrado na literatura e que possui uma quantidade significativa de obras voltadas para crianças, é o escritor Erico Veríssimo, e a obra que recebe destaque é “As aventuras do avião vermelho”, que inclusive foi adaptado para o cinema em forma da animação.

Contudo, a escola não é a única responsável pelo contato com o mundo dos livros, em um país que foi classificado em 8° lugar no ranking de analfabetismo, é importante que os pais e demais familiares incentivem e também se interessem mais pelo aprendizado dos jovens.

Com o auxilio da literatura, o aprendizado fica mais lúdico e dinâmico / Foto: Erica Lima
Com o auxilio da literatura, o aprendizado fica mais lúdico e dinâmico / Foto: Erica Lima

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s