Cuscuz se torna opção para veganos

Iguaria originalmente de Magrebe, região do norte da África, o cuscuz é um alimento muito consumido no Nordeste e Sudeste do Brasil. A massa pode ser feita à base de milho, farinha de mandioca ou arroz. As variações mais tradicionais no Nordeste são com leite, margarina, carne ou ovos. Já no Sudeste, há uma diversidade de temperos com tomate, ovo cozido, ervilhas, azeitonas e palmito.

Com alguns ingredientes derivados de origem animal na receita tradicional do cuscuz, a culinária vegana readaptou o prato. Há substituição de peixes por algas marinhas e ovos por legumes e oleaginosas como, por exemplo, nozes ou amendoins.

Emídio Pereira é chef de cozinha em um restaurante vegano e destaca a importância de compartilhar cultura nas refeições. “Nós colocamos um cardápio típico de regiões. Em São Paulo temos um público bem variado, de diversos lugares do Brasil, que não abre mão de suas raízes gastronômicas”, ressalta.

O cuscuz é uma comida muito conhecida e saborosa. Por ser simples em seu preparo, pessoas adeptas ao veganismo elaboram experiências caseiras do prato. Há receitas na internet auxiliando e dando sugestões na troca do recheio.

Residente em uma pequena cidade do interior, Leonardo Félix é estudante de informática biomédica e está sempre buscando inovar suas refeições de forma saudável e natural. “Vi a receita de um cuscuz vegano em um grupo do Facebook. Fiz e o resultado foi ótimo. Quando vamos a um estabelecimento pagar por um prato gourmet tão simples de ser feito como esse, estamos comprando só a estética”, afirma.

Você pode experimentar o cuscuz vegano no Vegetariano Gourmet, que apresenta essa opção duas vezes por mês em seu cardápio. O buffet custa de R$ 26,50 à R$ 29,50 para comer à vontade.

Cuscuz nordestino é adaptado e servido a veganos / Foto: Clóvis Furlanetto
Cuscuz nordestino é adaptado e servido a veganos / Foto: Clóvis Furlanetto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s