Cuidados ao usar o cheque especial

O cheque especial é aquele valor que a instituição financeira deixa disponível na conta corrente de seu cliente. Ele é um limite que o banco já deixa aprovado, diferente do empréstimo que a pessoa solicita  ao gerente da conta, que pede análise de crédito e verifica se o nome do solicitante está restrito. O cheque especial não precisa de muita burocracia, mas, apesar da facilidade tem um preço alto se  não utilizá-lo corretamente.

“Todos os meses, os juros do cheque especial podem aumentar, no mês de agosto estavam em 321% ao ano e em setembro 325% ao ano”, diz Marcelo Rubles, educador financeiro.

“Já usei o cheque especial por falta de experiência e quando percebi, o valor ficou altíssimo. Só uso em caso de emergência e logo em seguida já deposito a quantia em minha conta corrente”, comenta a dona de casa, Maria Teresa.

Alguns bancos oferecem 10 dias sem juros para utilizar o cheque especial, mas o correto é usá-lo em momentos de emergência. Neste caso, esse dinheiro pode ser usado desde que, nos próximos dias, a pessoa devolva o valor imediatamente. O conselho de Marcelo Rubles é: “Não usar de maneira nenhuma, pois existem outros empréstimos com juros mais baratos, por exemplo, o consignado e penhor de jóias que possuem juros menores. Agora se usar, pague o mais rápido possível.”

Outra vantagem é o pagamento à vista, pois não paga juros que estão inclusos na compra de produtos ou serviços. “Muitas pessoas acham que um desconto de 5% é pouco, e não pagam à vista. O exemplo disso é comprar um carro à vista, na mente do brasileiro isso é impossível”, esclarece Marcelo.

É necessário ter uma ferramenta de controle financeiro pessoal, controlar os gastos e saber onde o dinheiro está indo, a mais comum é o excel, as planilhas podem ajudar nesta tarefa. A organização financeira é uma ótima estratégia para se livrar de débitos e investir em uma poupança.

Foto: Google imagens
Foto: Google imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s