ONG oferece aulas de dança a pessoas com deficiência

Movimentarte busca estimular reconhecimento corporal, concentração e protagonismo dos alunos

“A dança é a linguagem oculta da alma”. Assim definiu Martha Graham, dançarina e coreógrafa que foi um dos grandes nomes na história da dança moderna. É com essa frase que Lígia Oliveira, coordenadora do Instituto Movimentarte, fala sobre a importância da dança no desenvolvimento de deficientes. A ONG tem o objetivo de transformar as relações humanas e resgatar valores como respeito, empatia e diversidade por meio da dança.

“Acreditamos que a arte possibilita expressarmos aquilo que não conseguimos com palavras. Portanto, a dança como arte e movimento estimula o reconhecimento corporal, a descoberta dos movimentos do próprio corpo, desenvolve a concentração, a lateralidade, o ritmo e o tônus muscular, além de possibilitar a atuação como seres protagonistas”, afirma Lígia.

As aulas têm uma hora de duração e acontecem uma vez por semana na sede do Instituto e em academias parceiras. Elas são abertas para pessoas com síndrome de down, autismo, síndrome de rubinstein, paralisia cerebral, deficiência psíquica e emocional, além de pessoas sem deficiência. Hoje, existem turmas nos bairros do Butantã (sede), Brooklin, Vila Mariana e Morumbi.

O Movimantarte acompanha os calendários de eventos dentro das instituições parceiras, sempre de olho em datas festivas e espetáculos de encerramento de ano. “Em parceria com a Orquestra Silvia Luisada, produzimos um espetáculo inclusivo anual que une dança, a música e um coral. Os alunos se apresentam em ações com valores e objetivos conectados com os nossos, como Virada Inclusiva, Todos Somos 1, Semana da Diversidade, eventos de sensibilização em empresas, parques, feiras e outros”, conta.

Atualmente, o projeto sobrevive de doações, alguns patrocínios e apoio de empresas ligadas ao mundo da dança, e há vários formatos de colaboração. As doações, em muitos casos, são feitas pelas próprias famílias dos alunos. São 18 horas de aula por semana e 60 alunos atendidos no total.

SERVIÇO
Instituto Movimentarte
Endereço: Rua Gaspar Moreira, 185 – Butantã, São Paulo (SP)
Site: http://www.movimentarte.com/
Email: contato@movimentarte.com

A arte atua como ferramenta de inclusão social e estimula a autoestima / Foto: Divulgação - Movimentarte
A arte atua como ferramenta de inclusão social e estimula a autoestima / Foto: Divulgação – Movimentarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s