Tecnologia em prol da educação

Como levar informação para crianças e jovens sem que isso se torne uma tarefa entediante? Despertar o gosto pela leitura é o que o Guten News tem se proposto a fazer. Com uma interface diferente dos tradicionais jornais e sites de informação, o app une games e notícias com uma linguagem voltada ao mundo infanto-juvenil. O Guten News é o primeiro aplicativo da startup fundada por Danielle Brant.

De acordo com Lívia Goro, produtora de conteúdo da plataforma, o software também pode ser usado como uma complementaridade na educação infantil. “A ferramenta é gratuita, qualquer um pode acessar pelo iPad ou mesmo pelo computador, basta criar um usuário e uma senha. Além disso, os educadores têm a opção de entrar em contato com a Guten, solicitando orientações que são preparadas por uma equipe pedagógica especializada e enviadas semanalmente, de acordo com cada edição publicada”, explica Lívia.

A idealizadora do projeto e seu time colocaram a ideia em prática em 2014 e desde então contam com aproximadamente 8.200 usuários. E se engana quem pensa que o conteúdo é adaptado dos grandes portais: a equipe da Guten produz seu próprio material. Nas cinco editorias – Mundo, Brasil, Cultura, Bem-estar e Comportamento – os leitores encontram quatro jogos, pré e pós-leitura, para que possam compreender e assimilar o conteúdo.

“Tudo que está no Guten News é feito por colaboradores especializados. Temos uma equipe pedagógica, responsável por criar todas as atividades e pela revisão dos textos, além de uma área de tecnologia, que faz tudo funcionar”, conta a produtora.

Além do app e das orientações que podem ser enviadas aos professores, a plataforma conta com uma ferramenta de acompanhamento das escolas. Com isso, os educadores podem acompanhar o desenvolvimento de habilidades de seus alunos e avaliar quais as defasagens ou o que é preciso melhorar.

Para Sérgio Varella, pedagogo, estas ferramentas podem ajudar na educação pela proximidade que os jovens têm da tecnologia. Entretanto, ele aponta o outro lado do uso de apps na educação. “Não há garantia de aprendizado, porque mesmo com os aplicativos, o conteúdo pode parecer desinteressante. Mas mesmo com os risco e sem a garantia de sucesso são alternativas que devem ser experimentadas”, aponta o educador.

Games e noticias auxiliam nos estudos e na melhoria da leitura / Foto: Guten News
Games e noticias auxiliam nos estudos e na melhoria da leitura / Foto: Guten News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s