Menutrip é a nova ferramenta usada na gastronomia

Site permite que cozinheiros preparem as refeições e recebam pessoas na própria casa

Ser chef de cozinha e abrir o próprio restaurante é o sonho de muitas pessoas, mas não é tão simples. Além de precisar de uma formação profissional para isso, é necessário ter o capital inicial para que o estabelecimento funcione, além de arcar com as despesas e impostos.

O site Menutrip, criado em 2015, é uma ponte entre cozinheiros e o público. A plataforma funciona com o cadastro do dono do evento, que descreve os dados do prato, data, preço e o endereço do local que irá receber os visitantes.

“Em relação aos anfitriões, não há um perfil claro. Vemos chefs experientes e iniciantes de todas as idades, entre homens e mulheres. Já os convidados, são tipicamente casais mais jovens, de 20 a 30 anos”, afirma Marcelo Pereira, cofundador e programador do Menutrip.

O público busca na página do startup a cidade em que está e o prato que será servido. A refeição pode ser típica de estados e países diferentes, permitindo uma grande troca de cultura entre as pessoas. “A plataforma é extremamente prática. É um ambiente bastante democrático, onde o que vale é o prazer de cozinhar, não importando se o organizador é apenas um amador ou um profissional. No meu caso, realizo os eventos na Orbacco, nossa escola de gastronomia”, diz Luis Paone Calmon, professor e empresário no ramo gastronômico.

A ideia é uma adaptação de aplicativos europeus com a mesma função. Mesmo com uma cultura diferente, principalmente em relação à recepção de estranhos em casa, os anfitriões brasileiros veem uma oportunidade de divulgação de receitas próprias, tradicionais e diferentes. “Fui pessoalmente a alguns eventos e pude vivenciar diretamente a troca de dinâmica. A comida é o ponto comum que atrai, mas poder se tornar mais próximo dos convidados é realmente interessante”, diz Marcelo.

Com 900 usuários, sendo 10% anfitriões, o site é o responsável pela transição de pagamento entre o dono do evento e a pessoa que comprou. O Menutrip fica com 15% do valor da reserva de cada convidado e o anfitrião não paga nenhuma taxa. Em caso de desistência até 48 horas antes do evento, o valor é estornado. Porém, se a desistência for com menos de 24 horas, não há devolução do dinheiro.

Legenda: Casal prepara jantar para receber convidados na própria casa
Casal prepara jantar para receber convidados na própria casa / Foto: Arquivo pessoal

2 comentários Adicione o seu

  1. Luciane Serrano disse:

    Como faço para fazer parte do Menutrip?

    Curtir

  2. Luciane Serrano disse:

    Gostaria de saber detalhes de como fazer parte da Menutrip.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s