A Era Fitness

O número de academias no Brasil têm um aumento significativo nos últimos anos. Homens e mulheres passaram a frequentar mais esse ambiente, visando ter o “corpo ideal”.

“Frequentemente ao vir fazer matrícula na academia, as mulheres procuram se inspirar em alguém, geralmente em modelos e ícones da televisão, elas pedem pra ficar com a perna igual a uma, quadril igual à outra, e assim por diante. Quanto aos homens, eles também se inspiram, mas não confessam”, afirma Cláudio Aparecido, instrutor da Academia Arena Fitness.

Cláudio também conta o que faz quando vê alguém obcecado pela questão do “corpo ideal”, praticando exercícios excessivamente. “Eu procuro alertar muito, pois não é o exagero que vai levar a perfeição, o excesso de peso ou números de repetição pode acabar prejudicando, quando o fundamental para conquistar o objetivo, é a maneira de execução”.

Segundo os dados exibidos no programa da Rede Globo, Pequenas Empresas Grandes Negócios, o Brasil é o segundo maior país com número de academias do mundo, ao todo são mais de 30 mil unidades. Com isso, produtos e serviços voltados para o setor fitness ganham espaço no mercado. 

Serviços esses, como exemplo, a contratação de personal treiner, a comercialização de suplementos, inclusão do mesmo em alimentos comuns (caso do whey protein), investimento em roupas e assessórios, que muitas vezes são vendidas dentro do próprio estabelecimento de malhação, e abertura novas aulas que misturam dança, ginástica, lutas, que são um sucesso.

Blogueiras Fitness como Gabriella Pugliesi, Carol Buffara e Bella Falconni, são exemplos da febre nas redes sociais. Cerca de um milhão de pessoas acompanham suas dicas, curtem, comentam e compartilham seus vídeos e fotos em suas contas no Instagram. Isso mostra que a expansão desse universo, também engloba o mundo virtual.

Aulas de boxe, muay thai, jump fit, bike, ritmos, zumba, jiu jitsu, pilates, ioga, entre outras, são bastante procuradas por alunos, que querem expandir o número de as atividades executas, embora os afazeres
diários sejam maiores e o tempo menor, as pessoas acabam dando um jeito para se dedicar e praticar atividades físicas.

Vivemos atualmente uma era fitness, a qual todos os dias alguém se rende. É preciso tomar cuidado para que, a prática excessiva de exercícios físicos não se torne algo compulsivo. Saber aonde se quer chegar, com acompanhamento de um profissional e de maneira correta, é essencial para não causar danos ao corpo e a saúde.

/ Foto: Thamara Prado
O  fundamental para obter bons resultados é a maneira da execução dos exercícios / Foto: Thamara Prado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s