Projeto ‘Wi-fi Livre SP’ gera ocupação em praças de São Paulo

A prefeitura de São Paulo concluiu, em abril deste ano, a entrega do projeto ‘Wi-fi Livre SP’, que consiste em fornecer acesso gratuito à rede de internet em locais públicos da cidade. Foram entregues 120 pontos, distribuídos em 96 distritos da capital.

A partir da opção de acesso à internet, espaços antes vazios e despercebidos, estão agora ocupados e moradores das regiões favorecidas conquistaram visivelmente dois benefícios: conexão gratuita e uma nova opção de lazer.

O vendedor Jefferson Silva, residente no bairro Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, é um dos beneficiados pelo serviço e afirma a praticidade de ter algo assim perto do seu emprego. “Sempre que tenho um descanso no meu serviço, venho aqui na Praça Floriano Peixoto para poder ver o meu perfil no Facebook e ler minhas conversas no WhatsApp, pois a internet daqui é mais estável que a do meu celular, além, de não gastar meus dados”, relata o jovem.

Outras vantagens advindas desse novo recurso é o oferecimento de uma conexão com mais qualidade do que a caseira, a diminuição das ameaças de roubo, o aumento do fluxo financeiro de comércios no entorno dos pontos de Wi-fi e a intensificação da responsabilidade dos frequentadores e subprefeitura de preservarem os ambientes ocupados.

O estudante, Diogo Nunes, enumera os motivos que o leva ao ponto de Wi-fi perto da sua residência, não limitados somente ao uso da internet: “Eu moro aqui na região e estudo em uma universidade daqui.  Sempre que quero sair de casa para curtir um local, ver pessoas diferentes, árvores, estudar, entre outras coisas, venho aqui na praça para usar a internet de graça e aproveitar todas essas possibilidades”, diz o estudante.

 De fato, propor um novo uso e olhar para a cidade por meio da inclusão digital tem sido um meio eficiente e vantajoso. No entanto, para que tal proposta atraia ainda mais pessoas e se torne arquétipo para outros estados brasileiros é necessário investir em mais divulgação e maximizar a  preservação dos locais, garantindo a sustentabilidade.

Abaixo o link do projeto com os lugares que possuem esse benefício:

http://wifilivre.sp.gov.br/

Foto: Amilton Breanza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s