Base de dados compartilhada ajuda no desempenho empresarial

As organizações têm investido, cada vez mais, em áreas de comunicação externa como assessorias de imprensa, social media e produções de conteúdo, que se preocupam diretamente com a imagem da empresa, divulgação e gerenciamento de ações, campanhas e crises. Além dessas áreas, as empresas também estão apostando em áreas de comunicação interna, que têm como objetivo tornar todas as informações pertinentes à empresa mais próximas de seus colaboradores. 

As grandes instituições perceberam que é necessário adotar o target interno antes do externo, pois os funcionários têm a possibilidade de conhecer um pouco mais da empresa, além de ajudar  a disseminar  informações positivas para que os clientes passem a consumir a marca.

É possível utilizar várias ferramentas, impressas e eletrônicas, para fazer ações comunicativas, tais como jornais, boletins e newsletters. Além dessas alternativas, a intranet tem se tornado uma das maiores aliadas das empresas graças à velocidade, alcance,  e o baixo custo-benefício.

Intranet é uma rede compartilhada que é de uso exclusivo de uma instituição, ou seja, apenas os computadores vinculados são capazes de ter acesso às informações. Dentro de uma organização, todos os departamentos possuem algum tipo de dado que pode ser compartilhada com outros departamentos ou diretamente para o colaborador.

A área de Recursos Humanos, normalmente, utiliza essa ferramenta para fazer divulgações de novas vagas, listagem de ramais, divulgação de centros de custo, e outras informações importantes para o desenvolvimento do trabalho coletivo e indidual.  “Essa ferramenta me auxilia em assuntos básicos como obter números de telefone, ramais e até mesmo a cotação atual do dólar”, comenta a analista financeira Ingred Paiva, sobre a intranet que usa em seu trabalho.

A maior parte das informações que são postadas nessa ferramenta são alimentadas pelos gestores de cada área, que visam compartilhar o que é pertinente para o conhecimento geral da empresa. Guilherme Martins criou a intranet da sua empresa com o intuito de facilitar a pesquisa de dados dos colaboradores. “Ter um local onde todas as pessoas tivessem acesso as informações compartilhadas tais como: melhorias, contatos, problemas de sistema, informações de mercado e até mesmo concorrentes. Cerca de 70% aqui da empresa utiliza a ferramenta, sendo que 25% necessitam dela para informações obrigatórias do trabalho”, comenta.

Normalmente quando a empresa possuiu uma intranet de qualidade, ela opta por fazer a extranet, que seria uma extensão que melhora a comunicação entre empresa e parceiros para manter a comunicação singular. Ela funciona igual a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso remoto via internet, ou seja, em qualquer lugar é possível ter acesso aos dados disponibilizados pela empresa.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s