Parque Ecológico do Tietê é local ideal para lazer com a família

Maior que vinte e dois campos de futebol e nove vezes maior que o Ibirapuera, o Parque Ecológico do Tietê tem seu núcleo administrativo na Penha. A coordenação fica localizado na Zona Leste devido o maior fluxo de visitantes. O espaço recepciona, no meio da semana, cerca de 8 mil visitantes, e aos finais de semana, chega a receber 50 mil visitantes.

Segundo Geraldo Luiz Souza, um dos coordenadores do espaço, as principais atrações oferecidas pelo parque são os pedalinhos, os 15 campos de futebol, quiosques, bicicletas para locação, espaços culturais, um centro educacional sobre meio ambiente, mais de cinco quilômetros de trilhas para caminhada, disponibilização de churrasqueiras que são reservadas por dia e horário na central do parque, além dos animais silvestres que ficam soltos, entre eles: araras, quatis e macacos. “Eu amo toda essa movimentação, o contato com as pessoas e com a natureza é o grande diferencial do meu trabalho”, diz Geraldo.

O parque atinge diretamente a vida dos moradores da região proporcionando lazer e áreas verdes que, além de ser um espaço para descanso, ajuda na diminuição da poluição do ar. “Esse é o meu refúgio”, comenta Renata Silva, que frequenta o parque desde sua infância. “Venho aqui até quatro vezes por mês, gosto da paz que o parque me proporciona”, completa.

O parque é administrado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), que tem como objetivo a contenção das enchentes do Rio Tietê e a reabilitação dos animais silvestres feridos, tanto os que se encontram lá, quanto os que são resgatados de cativeiros.

As escolas podem entrar em contato com a administração do parque para agendar passeios educacionais. As visitas educativas são feita no Centro Cultural Ambiental e no Centro de Exposição do Rio Tietê, ambos são monitorados por especialistas em meio ambiente.  Além disso, são feitas palestras com orientadores e são disponibilizados filmes que apresentam a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade no século XXI.

Apesar da importância na região, não é tão fácil ter acesso ao espaço. A coordenação do parque juntamente com o governo do estado estão cogitando a construção de uma linha de trem que percorra sua extensão, porém, isso ainda não saiu do papel.

BOX DE SERVIÇOS

Vias de Acesso:

Rodovia Ayrton Senna – km 17 (sentido São Paulo/Rio de Janeiro), o visitante deve retornar pela Via Parque (paralela à rodovia) e seguir até um dos estacionamentos.

Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000
Das 08:00 às 17:00h – De segunda à domingo.

Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero
Foto: Izis Guerrero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s