Setembro sempre chega: a NFL está de volta

O pontapé inicial foi dado e a NFL está de volta. Depois de 6 meses de espera, os fãs da bola oval terão 17 semanas pela frente de muito futebol americano. A emoção vai se tornar ainda maior com os playoffs, que começam logo em seguida, a partir de janeiro de 2017.

Marcada por lances incríveis, as partidas acabam se tornando um espetáculo de emoções, combinação que tem atraído cada vez mais fãs do esporte no Brasil.

Além disso, outro motivo está fazendo a bola oval ficar mais popular entre os brasileiros, o kicker brasileiro Cairo Santos, mais conhecido como ‘zika das bicudas’, ganhou a simpatia dos torcedores, sendo o único brasileiro atuante no futebol americano, onde defende as cores do Kansas City Chiefs.

“Claro que ajuda, mas a popularidade da NFL já crescia bastante antes dele entrar na liga. Não acho que a entrada do Cairo Santos na NFL em 2014 tenha sido um fator decisivo na popularização do esporte, mas certamente é importante um representante”, diz Gabriel Martins, editor chefe do site especializado em NFL, FA Hoje.

O sucesso do ‘Cairão da massa’, outro apelido carinhoso dado pelos fãs, por aqui vai além de ele ser brasileiro. Seu desempenho na NFL tem sido destacado, figurando como um dos kickers mais regulares da liga. Recentemente o atleta foi escolhido embaixador do futebol americano no Brasil, com intuito de impulsionar mais ainda o esporte no país.

“Para se tornar um dos melhores, ele precisa mostrar poder de decisão em momentos decisivos nos playoffs, o que ele só vai adquirir com o tempo, mas está no caminho certo sem dúvida. Tanto que acredito que ele já está na metade de cima do ranking dos Kickers na NFL. No primeiro ano ele correu o risco de ser cortado pelo Chiefs, mas mostrou bastante força mental para superar adversidades. Em 2016, a evolução parece ter continuado”, conclui Gabriel.

Segundo o censo feito em 2016, pelo site Endzone Brasil, o esporte está em evidência e está crescendo conforme as temporadas passam, em que mais de 10 mil pessoas participaram da enquete aberta no site, no qual a maioria do público que acompanha são jovens. Além disso, a audiência nas emissoras com o direito de transmissão é alta, e nas redes sociais o assunto sempre está entre os mais mencionados no Brasil.

Super Bowl – SB LI

Na NFL há 32 equipes que são separados em 2 conferências, NFC (Conferencia Nacional) e a AFC (Conferência Americana). Em cada uma há 4 divisões com 4 times, são elas a Leste, Oeste, Norte e Sul. Sendo 16 jogos por equipe na temporada regular, dividas em 17 semanas, em que os líderes de cada divisão e as franquias de melhores campanhas que não foram líderes se classificam para os playoffs. Totalizando 6 de cada conferência.

Passado os jogos dos playoffs de conferência, o campeão da AFC enfrenta o da NFC, em jogo único e em um estádio neutro para o famoso Super Bowl. Nessa temporada o Super Bowl 51 será no dia 5 de fevereiro de 2017, no NRG Stadium, em Houston, Texas, estádio do time local Houston Texans.

O Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos, em que para conseguir um horário nos anúncios do jogo é extremamente valioso, tanto que o preço médio de comercial de TV de 30 segundos é de 4,5 milhões de dólares. Além disso, há o Show do Intervalo, em que grandes estrelas da música mundial fazem um espetáculo à parte em apenas 15 minutos.

Favoritos e Semana 1

Green Bay Packers, Seattle Seahawks, Carolina Panthers e Arizona Cardinals, dois últimos que fizeram a final da NFC do ano passado, continuam como os favoritos na conferência Nacional.

Já na AFC, o New England Patriots, sempre surge como um dos favoritos, mas dessa vez perdeu o principal jogador por 4 semanas. O quarterback Tom Brady, acabou pegando uma suspensão pesada provocada na final da Conferência Americana na temporada 2014/15. Com isso, quem toma o protagonismo na AFC é o Denver Broncos, campeão do último Super Bowl, mesmo com a aposentadoria do astro Peyton Manning.

Com a primeira semana já disputada pouco se pode dizer das equipes, o Packers vem forte já vencendo fora de casa, com o seu quarterback e ídolo Aaron Rodgers. Já o time de Foxborough, o Patriots, impressionou, mesmo sem Tom Brady e Rob Gronkowski (Tight End), a equipe conseguiu uma vitória muito comemorada em cima do Cardinals. O Chiefs, do Cairo Santos, também venceu e apertado na prorrogação.

Assim, serão 6 meses, para os fãs os mais rápidos e emocionantes. E em fevereiro saberemos quem sairá comemorando e esbanjando o “caos” pelas ruas, serão os cabeças de queijo, apelido dos torcedores do Packers, os Pats, os Broncos, os Panthers ou alguma surpresa irá reinar com o troféu Vince Lombardi.

 14341393_1264633516915169_109906516_n

Foto: Josh Lefkowitz – Getty Images Sports

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s