Pai Rico Pai Pobre

Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro “Pai Rico Pai Pobre” nos faz refletir sobre os ensinamentos que foram passados pelos nossos pais e instituições de ensino: “Vá para escola, tire boas notas e procure por um emprego seguro para ter uma boa aposentadoria”. Não é bem assim que funciona, pois com a mudança que temos atualmente, muitos jovens já têm o seu cartão de crédito, sua conta no banco,  e apesar disso, as instituições de ensino não ensinam como administrar o seu dinheiro, como calcular os juros ou mesmo como aplicar o dinheiro em uma carteira de investimento.

Alguns conselhos como trabalhar duro, eram dados pelo pai biológico de Robert (Pai Pobre), porém, ele não concordava com os conselhos e resolveu seguir as dicas do pai de Mike (Pai Rico), que tinha uma visão ampla em relação aos negócios. Cada um dos pais tinha sua frase: “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal”. O outro: “ A falta de dinheiro é a raiz de todo mal”.

Uma das instruções do Pai Pobre, segundo o autor, nos leva rumo à “corrida de ratos”, que pode ser comparado com as pessoas que trabalham arduamente, se casam, compram uma casa, constroem uma família, se especializam nas suas profissões e a renda aumenta. Com o passar do tempo, compram uma casa maior e, consequentemente, aumentam os gastos e não sabem onde o dinheiro está sendo aplicado.

Adquirir Ativos, não Passivos

Robert Kiyosaki comenta sobre a importância da alfabetização financeira utilizando dois termos que fazem parte da contabilidade: o Ativo e o Passivo. Ativo são todos os bens e direitos que a empresa têm com seus sócios e fornecedores. Passivo são todas as dividas e obrigações que a empresa tem com pessoa física ou jurídica e por serviços que são fornecidos. No livro, o autor fala de uma forma parecida e de fácil entendimento para o leitor:

  • Um ativo é algo que põe dinheiro no meu bolso;
  • Um passivo é algo que tira dinheiro do meu bolso.

Muitas pessoas acreditam que adquirir bens supérfluos como: casas na praia, automóveis e bens de consumo caríssimos vão toná-los ricos, mas o que acontece é justamente o contrário, na maioria dos casos, as pessoas ficam endividadas adquirindo novos passivos. Pessoas com uma boa alfabetização financeira adiam a compra desses bens para construir uma carteira de ativos que possa lhe dar um saldo positivo no futuro, ou seja, gerando riqueza e fazendo com que o dinheiro trabalhe por ele.

É um livro essencial para compreender o mundo financeiro e aprender as técnicas. Por ser um livro voltado para a parte de negócios e dinheiro pode parecer uma leitura difícil, mas o livro é de fácil compreensão. É importante indicar para os jovens que estão começando a sua vida no mercado de trabalho e atingir suas metas.

Foto: Capa do livro Pai rico, Pai pobre.
Foto: Capa do livro Pai rico, Pai pobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s