Banco Comunitário promove economia solidária

O Banco Comunitário União Sampaio, no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, já beneficiou mais de 300 pessoas com seis anos de atuação e já circularam R$ 290 mil reais com empréstimos para a população. Foi fundado em junho de 2009 para auxiliar e promover ações de inclusão financeira e bancária dentro dos princípios da economia solidária, fortalecendo a organização comunitária. O banco oferece quatro linhas de crédito: consumo, produtividade, puxadinho e cultura, que vão desde alimentação até a cultura para os jovens da comunidade.

As taxas de juros são acessíveis à população, que variam de 1,5% a 2,5%. Cleberson Pereira, agente de finanças, comenta que o fornecimento de crédito é “parecido” com dos bancos tradicionais. “Quando a pessoa vem fazer uma solicitação de crédito ao banco, e depois recebe a visita do nosso funcionário para fazer a análise, pedimos a duas pessoas que  possam falar a respeito do solicitante e se honram com o compromisso do mesmo”. Essa metodologia é o aval solidário, esclarece Cleberson. Ele ressalta que os empréstimos são concedidos, na maioria dos casos, para mulheres.

O banco não possui carteiras de investimentos, tais como: renda fixa, conta corrente, conta poupança, entre outros. Lourdes Figueiredo, agente de crédito, conta que o “objetivo do banco não é o lucro, e sim auxiliar as pessoas”.

Em abril de 2015, foi lançado o “e-dinheiro”, que é a versão eletrônica da moeda social “Sampaio”. A moeda é aceita nos estabelecimentos comerciais do bairro e , ao invés do morador pagar em real, ele utiliza o “Sampaio” no pagamento de suas compras, uma estratégia para circular a moeda na região e promover local. O aplicativo “e-dinheiro” foi criado com parceira da empresa de tecnologia MadApp. A empresa indica que cerca de 250 moradores usam o aplicativo em smartphones.

A instituição financeira  faz parte da rede brasileira de bancos comunitários, formada por 125 instituições. O Banco União Sampaio foi criado com a parceria do primeiro banco comunitário do país, Palmas, em Fortaleza, Ceará. Recebeu apoio da USP, FGV, irmãs Franciscanas e cartazes na comunidade para arrecadar dinheiro e começar suas atividades.

Logotipo do banco / Foto: Ana Paula Reis
Logotipo do banco / Foto: Ana Paula Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s