Como assumir os cachos?

Uma tendência entre as mulheres é o alisamento dos fios, sejam pelos mais diversos motivos e em grande parte pela praticidade que oferece, mas e aquelas que resolveram transformar o visual e voltar a ter o cabelo com ondas? Saiba que o Brasil é o país dos cachos.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Unilever e realizada pela Kantar World Panel em 2012, 51,4% das brasileiras tem os cabelos cacheados ou crespos. No entanto, apenas 30% permanecem com os fios deste jeito enquanto 15,9% alisam e 5,5% fazem relaxamento.

Mas uma tendência tem tomado conta das cabeças das mulheres, assumir a cabeleira tem se tornado uma prática bem comum. Bruna Serrano, fotógrafa, passou pela transformação após oito anos de alisamento e hoje diz economizar muito mais tempo tratando os fios do que antes.  

“Resolvi mudar em 2013, pois estava cansada de fazer química para alisar. Era um processo cansativo, o qual eu fazia quase todo mês. Além disso, meu cabelo tinha se tornado muito oleoso e caia muito. Então resolvi repensar aquilo que estava fazendo e rever as possibilidades que eu tinha. Assumir o cabelo natural foi a melhor escolha que pude fazer” conta.

Para ela as mudanças foram completamente positivas e a economia de tempo é uma das grandes mudanças no seu dia a dia. “Hoje não preciso mais lavar o cabelo todos os dias, passar horas secando e fazendo chapinha. Não me privo mais de momentos com piscina, chuva ou praia, por exemplo. E não me estresso mais com o meu cabelo como antes”, revela Bruna.

Além fotógrafa, Bruna é formada em moda e tem um blog no qual relata sua rotina com o novo cabelo, testa produtos e dá algumas dicas. De acordo com ela o mercado de cosméticos tem voltado à atenção para as mulheres que resolveram mudar.

“Esse movimento de assumir o cabelo natural tem se tornado mais forte a cada dia e o mercado está de olho nisso, até mesmo em técnicas que utilizamos. É mais fácil encontrar produtos para tratar os cachos, mas isso é bem recente”, afirma.

Ainda sim, os cuidados continuam, ela conta ser bem mais prático em relação ao tempo com os fios lisos. A hidratação e a finalização dos cachos são sempre importantes de acordo com ela. Confira algumas dicas da blogueira:

  • Ter paciência nessa fase que é chamada ”transição capilar”.É importante parar de fazer química e cortar toda a parte alisada, aos poucos ou de uma vez, entretanto, o corte é fundamental para voltar a ter cachos.
  • O modelo do corte é importantíssimo. Nunca deve ser feito reto, o ideal é em camadas repicadas e o processo tem de ser realizado a seco.
  • Cuidar, amar e aceitar o seu cabelo seja ele de qual textura for. Todas as texturas são lindas a sua maneira: do ondulado ao crespo.
  • Hidratações são essenciais, pois o fio cacheado é naturalmente mais ressecado, por causa da sua estrutura. Hidratar ao menos uma vez por semana é essencial.
  • Evite usar escovas e desembarace o cabelo com os dedos, sempre durante o banho. Faça o mesmo processo para finalizar, utilizando creme para pentear e os dedos para separar o cabelo em pequenas mechas, assim ele ficará mais definido e com menos frizz.

Em julho de 2015 uma marcha a favor dos cabelos crespos e cacheados foi realizada em São Paulo. O movimento queria mostrar que não é preciso ter padrões de beleza e se encaixar neles. O movimento também lutava contra a discriminação, o racismo e o preconceito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s