PortalOpa.com
 
Um valor é necessário.
 
Geral
Economia
Esporte
Oportunidades
Foco Cidadão
Universitários
Especial
Política
Comportamentos
Elas por Elas
Tempero de História
Mural Cultural
Educação
Artigos
Baião de Tudo
Letra e Música
Pimentinha
OpaCulturaPop!
OpaTech
PortalOpa! Entrevista

Municípios
 
Portal Opa > Baião de Tudo >

O período dos presentes
Imprimir notíciaImprimir Enviar notíciaEnviar email Diminuir Letra Aumentar Letra

Olá internautas, feliz ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!


Andei sumida. A coluna passou um longo período desatualizada, mas ano novo, artigos novos.


Desejo a todos os que fazem este site e aos que leem (de acordo com as novas normas gramaticais) esta coluna, um ano de 2009 recheados de idéias interessantes, projetos, trabalho, disposição e alegria para realizarem grandes ações no ano que se inicia.


Pensei em muitos assuntos para o primeiro texto de 2009, mas lembrei-me de algo que nos faz tão bem e que o cérebro reage com o ato, ou seja, dar e receber presentes.


O ato de presentear é uma tradição das festas de aniversário e fim de ano e, afinal, quem não gosta de receber presentes?


Amigos, namorados, apaixonados, pais, avós e colegas de trabalho. A sociedade se movimenta e vai às lojas em busca de uma lembrancinha em agradecimento à companhia, à amizade, apoio e amor das pessoas queridas.


Ganhar um presente nos deixa contentes e felizes, nos faz ser amados. E porque nosso corpo reage desse modo? Como bem explicou a Neurocientista Suzana Herculano-Houzel, que apresenta o quadro “Neuro Lógica” do programa Fantástico da rede Globo, esse ato nos deixa contentes, pois o ato de dar um presente provoca uma alegria em quem recebe e um largo sorriso no rosto de quem é presenteado, assim, “[...] sorrimos quando vemos alguém sorrir de felicidade porque isso aciona neurônios-espelho no córtex pré-motor, que, por imitação, colocam um sorriso em nosso rosto também. Junto com o sorriso vem uma série de mudanças no corpo, também provocadas pelo cérebro. A gente se sente melhor, mais leve e mais feliz. Mas o mais impressionante é que já começamos a nos sentir bem muito antes de entregar o presente”, explica a neurocientista.


Acho que deve ter sido por isso que inventaram a brincadeira do amigo oculto. Aquela em que colocamos os nomes de um grupo (amigos, familiares, colegas de trabalho) em papéis e cada um retira um nome e a partir daí, essa pessoa será nosso amigo oculto que será revelado no dia da confraternização de natal ou ano novo.


Um clima gostoso no ar. Uma brincadeira que deixa um suspense e faz cada participante refletir sobre o amigo sorteado na brincadeira, ou, seja, o que comprar, do que ele gosta, como apresentá-lo aos demais participantes da brincadeira?
E quando surgiu a brincadeira?


A idéia do amigo secreto tem muito a ver com a época natalina, pois no século XV os Ingleses estabeleceram que na noite de 24 de dezembro haveria um encontro entre amigos, familiares, colegas de trabalhos, dentre outros, e haveria a troca de presentes , e esses “amigos ocultos” haviam se definido através de um sorteio sigiloso realizado alguns dias antes  entre os participantes.


Então, a brincadeira espalhou-se por todo o mundo. E anualmente, pessoas se reúnem e trocam presentes. Lojas, comércio, empresários lucram com o ritual, mas acho que os maiores beneficiários são os que trocam presentes em festas e comemorações de fim de ano. E, assim, num clima de confraternização iniciam mais um ano de vida, na expectativa que os novos 365 dias sejam verdadeiros presentes para o coração e para a alma.

 

Sabrina Sousa, em 04/01/2009 11:39:35





Comentários dos leitores
Clique para Comentar
ease select an item. Please select an item.

Um valor é requerido

Um valor é requerido

 
© 2007-2008 Portal Opa. Todos os direitos reservados
contatos: (86)8838-0887 / (86)8814-3291 / comercial: (86)8849-6756
Webmaster: Roberto Azevedo
OpaTech
Sites parceiros
RSS Feed do Site Inovação Tecnológica
Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento.

IAC terá laboratório de biotecnologia
A Câmara de Fotoperíodo permitirá reproduzir as condições ideais de temperatura e luz para floração da cana-de-açúcar.


Piadas Nerds
Você nunca mais lerá binários do mesmo jeito

Indeed #10
Põe um minino na frente da TV… agora põe um video game… resolvido! Nenhum post relacionado... Providenciaremos um em breve Nenhum post relacionado... Providenciaremos um em breve
Indeed #09
E quem nunca usou o MSN Live Beta 666? Nenhum post relacionado... Providenciaremos um em breve Nenhum post relacionado... Providenciaremos um em breve